Roda de Conversa
204 | AS ESTRATÉGIAS DE LUTA DOS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM NA BAHIA PARA MANTER-SE NO CAMPO DO ENSINO SUPERIOR | Autores: Terezinha Andrade Almeida (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O curso de Graduação de Bacharelado de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para atender as demandas do Ministério da Educação e Cultura, iniciou em 2012, o processo de renovação curricular, nesse sentido, implantou o currículo integrado com os demais cursos da saúde: medicina, fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição. OBJETIVO: Relatar as estratégias de lutas dos docentes do curso para assegurar ou mudar de posições nos campos do ensino e da saúde; identificar a posição dos agentes envolvidos no processo de implantação do currículo integrado. METODOLOGIA: Relato de experiência, com recurso do teórico e sociólogo Pierre Bourdieu, através da sua teoria de mundo social. Nesse cenário, desenvolvemos uma matriz que identifica o espaço social; os campos; os agentes, habitus: individual/coletivo e os objetos de disputas. Assim foi possível desenhar a reconfiguração dos campos, com a implantação do currículo integrado, onde os agentes se posicionam de acordo com seu capital: econômico, cultural, simbólico e social. RESULTADOS: As estratégias de lutas dos docentes caminham na direção de manter-se no campo do ensino e da saúde, dessa forma almeja qualificação em pós-doutorado, doutorado e mestrado, que lhe permite mudança de posição nos campos, conferindo maior capital cultural, econômico, social e simbólico; os agentes médicos são os que apresentam maior capital, portanto mais ameaça nas lutas, em relação aos fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos. CONCLUSÃO: As estratégias de lutas desenvolvidas buscam a intensificação das estratégias pela qualificação que lhes conferem aumento de capital, portanto, mais poder e conseguinte ocupação de melhores posições no campo da educação superior. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Possibilitar reflexões sobre as estratégias de lutas e consequentemente fortalecimento da história do curso. Descritores: currículo integrado; enfermagem; lutas. Eixo 1 - processo de ensino-aprendizagem na formação em enfermagem ¹ Enfermeira, doutoranda(DINTER), Mestra, Professora e coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, integrante do NUPESV - Núcleo de Pesquisa Saúde e Violência, Salvador - Ba email:uerjuesb@gmail.com; taalmeida@uneb.br.tel (71) 982316853. |