Comunicação coordenada
488 | SÍNTESE DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE BIOÉTICA NA ENFERMAGEM: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES | Autores: Maria Márcia Bachion (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Ana Carolina de Castro Mendonça Queiroz (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Daniela Oliveira Pontes (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Kelle Vanessa Álvares Amaral (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) ; Raidane Priscila Carvalho Arantes (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação direcionam a implementação dos projetos político-pedagógicos das Instituições de Ensino Superior(1). Apesar da expansão da Bioética no Brasil, ainda se confunde com a ética e não está adequadamente expressa nos currículos de graduação em enfermagem. O ensino da bioética permite o desenvolvimento do raciocínio crítico, reflexivo e ético dos futuros enfermeiros que refletirá diretamente na sua prática profissional (2). OBJETIVO: Realizar análise documental das produções científicas sobre ensino de bioética em enfermagem na perspectiva das novas diretrizes curriculares da graduação em enfermagem. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: pesquisa documental com análise categorial de Bardin (3). A pesquisa ocorreu de junho a julho de 2016 a partir de publicações científicas de enfermagem indexadas nas bases de dados PubMed, BVS, CAPES e Scopus entre 2007 e 2016. RESULTADOS: Das 34 publicações selecionadas, 24 (70,6%) artigos foram publicados em revistas estrangeiras e dez (29,4%) publicados em periódicos nacionais. O corpus de análise foi explorado por dois pesquisadores de modo independente. Foram identificadas consensualmente três categorias temáticas. 1-Estratégias de ensino/aprendizagem: 21 estudos descreveram e/ou avaliaram estratégias como cursos on-line, metodologias ativas, recursos audiovisuais e ensino tradicional. 2-Análise curricular: 11 estudos que avaliaram o perfil do ensino de acordo com o currículo, propostas de inovação e inserção de temas. 3-Avaliação de competências dos docentes para o ensino de bioética: abordada por dois estudos. CONCLUSÃO: No campo do ensino da bioética em enfermagem tem se discutido sobre estratégias de ensino, análise de currículos, e a formação do docente no ensino da bioética. Tais publicações podem nortear a elaboração das novas diretrizes curriculares para a graduação enfermagem no campo da bioética. DESCRITORES: Bioética; Ensino; Educação em Enfermagem. EIXO: 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. ÁREA TEMÁTICA: 2. Inovações curriculares na formação profissional REFERÊNCIAS 1. Santana FR, Nakatani AYK, Souza ACS, ESPERIDIÃO E. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: uma visão dialética. Rev Eletr Enf. 2005;07(03): 295-302. 2. Mascarenhas NB, Rosa DOS. Bioética e formação do enfermeiro: uma interface necessária. Florianópolis: Texto Contexto Enferm. 2010;19(2):366-71. 3. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda; 2006. |