Comunicação coordenada
100 | Ensino do pensamento crítico-reflexivo nos currículos de Enfermagem das Universidades públicas brasileiras | Autores: Larissa Bertacchini de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Vilanice Alves de Araújo Püschel (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Fábio da Costa Carbogim (Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Maiara Sousa Andrade (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Priscila Patricio Reis (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) |
Resumo: Introdução: A Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE) investiga o ensino do pensamento crítico-reflexivo (PCR) nas seis regiões da Iberoamérica, por meio do projeto multicêntrico "Desarrollo del Pensamiento Reflexivo y Crítico en los estudiantes de enfermería: situación de Iberoamérica". O Brasil é uma das Regiões da RIIEE. Objetivo: Avaliar a presença do pensamento crítico-reflexivo (PCR) no currículo das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras que oferecem o curso de graduação em Enfermagem. Método: Estudo descritivo. Foram identificadas no site do e-MEC, 88 IES públicas. Após aprovação pelo Comitê de Ética da Escola de Enfermagem da USP, o Instrumento de Coleta de dados (com dados referentes à caracterização da instituição, aspectos gerais e estrutura curricular do curso de Enfermagem e a forma pela qual o PCR era ensinado) foi enviado aos coordenadores dos cursos de Enfermagem. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas e relativas. Resultados: Foram obtidas 41 respostas (46,6%). O ensino do PCR foi identificado em 95,1% das Instituições que responderam, sendo que em 60% é ensino de maneira mista, ou seja, de forma explícita e implícita. A região Sudeste foi a que apresentou maior número de respostas ao instrumento (47%). Destas, 80% eram IES Públicas Federais e todas o curso em período integral. Quanto à estrutura curricular, 60% é disciplinar e 40% é integrada e modular, sendo o PCR abordado, de maneira geral, em disciplinas que têm como objetivo capacitar o aluno a entender o processo de enfermagem adotado, propiciando a oportunidade de refletir de forma crítica sobre sua formação profissional com autonomia. Conclusão: A expressiva presença do ensino do PCR no currículo das IES públicas brasileiras que oferecem o curso de graduação em Enfermagem, evidencia a importância do uso deste método na formação do perfil profissional do aluno de graduação. |