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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 355

Comunicação coordenada


355

CONTRIBUIÇÕES E TRAJETÓRIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Givaneide Oliveira de Andrade Luz (Universidade Federal de Pernambuco) ; Rachel Mola Motta (Universidade de Pernambuco) ; Isabel Cristina Ramos Vieira Santos (Universidade de Pernambuco) ; Ana Carolina Rodarti Pitangui (Universidade de Pernambuco) ; Regina Célia de Oliveira (Universidade de Pernambuco)

Resumo:
INTRODUÇÃO. Os eventos adversos, em especial a infecção hospitalar, são causa de considerável valor para morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, como também motivo de aumento no tempo de internação hospitalar e elevação dos custos dos tratamentos dos pacientes que sofrem um evento adverso4. Diante disso um dos marcos importantes na atenção à saúde foi à instituição do Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenção e redução da incidência de eventos adversos relacionados à assistência nos serviços de saúde. Sabe-se que os sistemas de serviços de saúde são complexos e têm cada vez mais incorporado tecnologias e técnicas elaboradas, acompanhados de riscos adicionais na prestação de assistência aos pacientes. Entretanto, medidas simples e efetivas podem prevenir e reduzir riscos e danos nestes serviços1. Receber uma assistência à saúde de qualidade é um direito do indivíduo e os serviços de saúde devem oferecer uma atenção que seja efetiva, eficiente, segura, com a satisfação do paciente em todo o processo2. No entanto, é notório que esta segurança não se faz presente de forma plena embora seja uma obrigatoriedade respaldada por lei. O ministério da saúde destaca a necessidade de incluir o tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação, na pós-graduação na área da Saúde e na educação permanente dos profissionais da Saúde3. OBJETIVO. Relatar o processo de implementação da disciplina Educação e Segurança na Assistência a Saúde em um programa de pós-graduação stricto sensu. METODOLOGIA. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Essa foi vivenciada por estudantes de mestrado e doutorado do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba-UPE/UEPB no período de março a julho de 2016. RELATO DE EXPERIÊNCIA. A decisão por incluir a disciplina na grade curricular do programa foi tomada em reunião de colegiado baseada na necessidade de se discutir a temática com futuros docentes e pesquisadores como meio de divulgar a taxonomia da segurança do paciente, bem como a sua utilização na prática seja ela docente, assistencial ou gerencial visto que o programa tem como área de concentração, a promoção da saúde. A disciplina foi estruturada com 45 horas teóricas, de caráter obrigatório, intitulada Educação e Segurança na Assistência a Saúde. A mesmo foi pioneira em integrar o currículo de pós-graduação stricto sensu no estado de Pernambuco e traz como objetivos; refletir sobre segurança na assistência a saúde no ensino de graduação na formação de profissionais de saúde e enfermagem, discutir possibilidades de utilização de metodologias de ensino que favoreçam pensamento crítico e reflexivo acerca da complexidade da assistência a saúde e dos fatores que interferem para uma assistência segura, estimular o pós-graduando no desenvolvimento de pesquisas e estratégias de intervenção para melhoria da assistência a saúde e refletir sobre as bases éticas e legais para uma assistência segura. A disciplina foi então ofertada para matrícula no primeiro período letivo de 2016. Os principais objetivos da oferta da disciplina foram contextualizar a segurança na assistência a saúde no ensino de graduação na formação de profissionais de saúde e enfermagem, e promover o pensamento crítico e reflexivo acerca da complexidade da assistência a saúde e dos fatores que interferem para uma assistência segura, incluindo os aspectos éticos e legais neste contexto. Foram matriculados seis alunas do doutorado. A metodologia desenvolvida por meio de seminários e exposição dialogada possibilitou a construção fundamentada do conhecimento nas discussões em sala de aula pelos discentes. Os seminários foram elaborados de forma individual, porém o roteiro era disponibilizado antecipadamente para estudo prévio e alicerçar as discussões em sala de aula, a experiência profissional e pessoal de cada aluna e da professora foi valorizada e exemplificava os dados teóricos discutidos. As experiências vivenciadas a partir da proposta pedagógica da disciplina foram motivadoras e possibilitaram o estabelecimento das relações entre os fatores humanos e a segurança do paciente em todas as esferas da atenção a saúde. Foi possível compreender a educação a saúde como um sistema e o efeito da sua complexidade na assistência ao paciente, à importância de se praticar os temas abordados na disciplina, bem como os benefícios sociais, econômicos e psicoemocionais para o paciente e para os profissionais envolvidos na assistência. O escopo da disciplina possibilitou ainda a elaboração de trabalhos para apresentação em eventos científicos e também a confecção de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido pela turma sobre eventos adversos e a ética na enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM. A enfermagem é, sem dúvida, a categoria profissional da área da saúde que permanece por mais tempo em contado direto com o paciente, isso possibilita a essa equipe uma melhor condição de percepção e realização intervenções para a segurança do paciente. Conhecer a taxonomia e os conteúdos que evolvem a gerência da segurança do paciente traz para enfermagem um arcabouço técnico e científico indispensável para sua práxis. A reflexão sobre os benefícios de se trabalhar na área da saúde com foco na segurança do paciente envolve um entendimento e uma prática de equipe transdisciplinar e isso exige um avanço na postura profissional de toda equipe de saúde. Descritores: Segurança do Paciente, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Eixo 2. A formação em Enfermagem: da política à prática profissional. Área temática: Inovações curriculares na formação profissional. Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. - Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 40p. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. - Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 172p. 3. Brasil. Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC n. 36 de 25 de julho de 2013, institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. 4. Brasil. Ministério da Saúde. Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. - Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 92p.