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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 468

Comunicação coordenada


468

CASO CLINICO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PROCESSOS ANATÔMICOS, BIOQUÍMICOS E FISIOLÓGICOS NA ENFRMAGEM

Autores:
Regina Gema Santini Costenaro (Centro Universitário Franciscano-UNIFRA- Santa Maria-RS) ; Rosiane Filipin Rangel (Centro Universitário Franciscano- Santa Maria-RS)

Resumo:
A metodologia de ensino utilizando o estudo de caso, possibilita aos graduandos relacionar a temática de maneira ampliada, além de, aproximá-los da prática desde o primeiro semestre da graduação. Um caso pode relatar um ou mais problemas, e a solução desses emerge do conhecimento e da integração de diferentes ciências. É neste contexto que o aluno é colocado frente a realidade e dele é exigido a tomada de decisão, numa visão complexa e ampliada, permitindo que o mesmo participe de simulações que vivenciará no cotidiano profissional. Os estudos de caso podem ter foco em uma pessoa, como caso clínico único ou múltiplo, nos quais vários estudos podem ser conduzidos simultaneamente.1 Ao invés do aluno receber passivamente as informações, ele se torna participante ativo no processo de aprendizagem.2 Objetiva-se neste trabalho relatar a metodologia de ensino de anatomia, bioquímica e fisiologia, por meio de casos clínicos. Está metodologia está sendo desenvolvida em um curso de graduação em enfermagem, na região central do Rio Grande do Sul. Os conteúdos de anatomia, bioquímica e fisiologia são ministrados integrados e para melhor entendimento, são discutidos casos clínicos que envolvem uma patologia em determinado órgão ou sistema e a partir desta situação desmistificar seus entornos, ou seja, um gânglio ingurgitado, pode ser indício de uma infecção ou de um tumor, então, deve ser relacionado a anatomia e fisiologia do sistema linfático, suas funções e relação com o ingurgitamento ganglionar, as características bioquímicas que envolvem a linfa e também conhecer os fatores desencadeadores, bem como o contexto social. O caso é ampliado, ou seja não se detêm apenas na patologia, mas também nos entornos que podem estar relacionados, visando o cuidado integral. Compreende-se que essa metodologia proporciona a formação de enfermeiros com maior habilidade de argumentação, críticos, reflexivos, com uma escuta atentiva e visão ampliada. Referências 1Ventura MM. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa Pedagogia Médica Rev SOCERJ.;20(5):383-386 set/out. 2007 2 Graham A. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público / Andr ew Graham. - Br asília: ENAP, 2010. 214p.