Comunicação coordenada
142 | DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS NOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE | Autores: Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Graciele de Matia (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Juliana Ollé Mendes da Silva (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Izabel Cristina Meister Martins Coelho (Faculdades Pequeno Príncipe) |
Resumo: A avaliação das competências gerais nas graduações da área da Saúde permanece desafiante. Objetivos: Desenvolver e validar instrumento para apoiar os docentes na avaliação das competências gerais dos graduandos da área da saúde. A pesquisa foi do tipo Metodológico, aprovada pelo CEP nº 826.770. Realizado validação de constructo e de conteúdo com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e busca de referencial teórico. Para garantir a Confiabilidade foram realizados os testes estatísticos de Alfa de Cronbach, Teste T, p valor, Análise Fatorial, Correlação do Coeficiente de Pearson e AKAIKE Information Criterion. O estudo foi realizado em Instituição de Ensino Superior de Curitiba/PR. A população do foi composta por 50 avaliações de estudantes e 50 de professores, contemplando todos os períodos e cursos em andamento no segundo semestre de 2014. Resultados: Foi possível a confecção de dois modelos de instrumentos que avaliam as competências gerais para os cursos da área da saúde. Um deles direcionado para as competências gerais de 10 cursos da área da saúde que subdividem em Atenção à Saúde, Tomada de Decisões, Comunicação, Liderança, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente, com um instrumento voltado para aluno e outro espelho voltado para o professor. Uma segunda versão com três dimensões Atenção a Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde, voltados para as competências gerais da nova formulação das DCNs do curso de Medicina, também com versão para professores e alunos, podendo ser utilizado por qualquer curso da área da saúde, visto que as três dimensões contemplam direcionadores contidos nas seis competências gerais. Conclusão: Há indicação de utilização dos dois modelos, sendo recomendados para utilização de professores, alunos e também de professores e alunos em conjunto. Contribuição para enfermagem: apoiando a utilização de três competências gerais para a nova DCN, sem prejuízo relacionada às seis utilizadas. Descritores: Avaliação, Educação Superior, Estudos de Validação REFERÊNCIAS 1. Ministério da Educação (Brasil), Conselho Nacional de Educação. Lei n° 9.394 de 20 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil; 23 Dez 1996, p.27 2. Feuerwerker, LC M. A construção de sujeitos no processo de mudança da formação dos profissionais de saúde. Divulgação em saúde para debate, Rio de Janeiro, 22, 18-24; 2000. 3. Perroca, MG., Gaidzinski RR. Sistema de Classificação de pacientes: construção e validação de um instrumento. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 32(2), 153-68; 1998. |