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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 184

Roda de Conversa


184

O JOGO COMO PARADIGMA INOVADOR NAS PRÁTICAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS(AS)

Autores:
Terezinha Andrade Almeida (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Silas Ricarti (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Manuela Mercês (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Thaís Fonseca (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB) ; Tania Bispo (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O objeto de estudo é o JOGO na perspectiva de mudanças curricular, diante da crise na educação, acentuada a partir da publicação da LDB, que contribuiu para estabelecer entraves na formação do enfermeiro(a), nesse sentido, historicamente a ABEn, luta para manter-se no campo da educação superior.Nesse cenário propomos inovações das nossas praticas em ensinar, dessa maneira, o jogo é utilizado como recurso de aprendizagem, o qual contribui para o desenvolvimento do ser humano de forma indissociável entre teoria e prática. OBJETIVO: apresentar relato de experiência de construção e o uso do jogo com discentes do oitavo semestre do Curso de Graduação de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia - UNEB como elemento inovador da prática docente numa abordagem reflexiva, baseada em conceitos teóricos de Kuhn, Bourdieu, Hiunzinga e Morin. METODOLOGIA: O lócus da pesquisa foi a Universidade do Estado da Bahia. O trabalho foi desenvolvido através da aplicação de questionários estruturados aos técnicos de laboratório, durante o primeiro semestre de 2015. Através deste instrumento buscamos investigar o conhecimento sobre as questões de segurança, rotinas de trabalho e estilo de vida, para que inseridos nesse contexto os participantes possam identificar as ações críticas, que podem ser atenuantes ou agravantes no seu processo de adoecimento, para que em posse desse conhecimento possam tornar-se sujeitos mais responsáveis pela sua qualidade de vida. Após a aplicação dos questionários os dados coletados foram tabulados e analisados. Emposse dos resultados, construímos em sala de aula um jogo de memória como instrumento para aprimorarem o conhecimento a despeito da NR-32. Pois, para se vencer nesse jogo, exige-se do profissional o conhecimento técnico, levando-o a s e envolver com as diretrizes da norma, e dessa forma, desenvolvendo e reforçando habilidades que compõe m o raciocínio lógico, propiciando assim momentos de comunicação e interação com os demais, troca de experiências, discussões e soluções. RESULTADO: a produção de um jogo didático possibilitou o desenvolvimento participativo dos discentes na construção de um RPG (Role Playing Game) de mesa com recursos que envolvem processos complexos de ensino e educação. CONCLUSÃO: O jogo evidenciou a necessidade de estabelecimento de regras de convivência; compromissos, lutas, alianças, concorrências, natureza dos conflitos; desenhando aproximação com o campo do ensino, evidenciando transmitir não o mero saber, mas desenvolver uma cultura que permita compreender a condição do sujeito. Foi possível propor um novo paradigma inovador que contempla a formação do enfermeiro frente às exigências globais do ensino-educação utilizando os games. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Constitui antes de mais, uma reflexão, no campo de ensino Enfermagem. DESCRITORES: JOGO, FORMAÇÃO, ENFERMEIROS. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional