Comunicação coordenada
118 | PETGRADUASUS CAMINHANDO RUMO ÀS MUDANÇAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Adriana Cristina Franco (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Karin Rosa Persogona Ogradowisk (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Camila Lima de Assis Monteiro (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Rayana de Oliveira (Faculdades Pequeno Príncipe) |
Resumo: O Programa de Ensino pelo Trabalho (PET/GraduaSUS) vinculado ao Ministério da Saúde, contempla projetos que se proponham a desenvolver mudanças curriculares alinhadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para todos os Cursos de Graduação na área da saúde, além de qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as instituições de ensino somando-se a articulação com outros projetos do Ministério da Saúde e da Educação também relacionados a integração. Atendendo às proposições do edital do PET/GraduaSUS, a Faculdades Pequeno Príncipe foi selecionada com os cursos de Enfermagem e Medicina em parceira com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba/Paraná. Das ações em desenvolvimento, a partir de maio de 2016, considerando as DCN's do Curso de Enfermagem1, objeto deste trabalho, e as propostas do projeto2, destaca-se a Atenção à Saúde que orienta os profissionais para a aptidão na implementação de ações de prevenção, promoção e reabilitação à saúde individual e coletivamente, bem como possibilita aos estudantes um conjunto de conhecimento de habilidade no campo das relações interpessoais e no campo cognitivo com base no itinerário terapêutico (IT) dos usuários na rede. O IT subsidia processos de organização de serviços de saúde e gestão, na construção de práticas assistenciais compreensivas e contextualmente integradas3. Na prática, os estudantes orientados pelos preceptores e tutores estão discutindo e refletindo sobre a mudança das DCN do Curso de Enfermagem e as mudanças curriculares na formação, de modo a integrar distintos núcleos de saberes e a interdisciplinariedade ao promover a criação de espaços de construção coletiva de saberes e fazeres entre IES e serviços de saúde. Os estudantes estão simultaneamente às reuniões de discussão acompanhando os usuários em seu itinerário tendo como alicerce o conhecimento aprofundado sobre o tema. Espera-se com esta experiência, aperfeiçoar o aprendizado de trabalho em equipe multiprofissional e a conquista progressiva da autonomia dos tutores, preceptores e estu¬dantes frente a situações clínicas de complexidade crescente, inseridas no serviço público de saúde, e ainda refletir sobre a prática, numa perspectiva de mudança curricular que projete a Enfermagem, para atender às demandas do SUS para efetiva integração ensino-serviço-comunidade. |