Comunicação coordenada
522 | CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMPETÊNCIA EM AVALIAÇÃO DA PESSOA COM ÚLCERA VENOSA: SÍNTESE DA LITERATURA | Autores: Rayana Gomes Oliveira Loreto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Maria Márcia Bachion (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Cynthia Assis de Barros Nunes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) ; Suelen Gomes Malaquias (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/ FACULDADE DE ENFERMAGEM) |
Resumo: Introdução: Competências envolvem a capacidade de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, enfrentar situações de imprevisibilidade em uma dada situação concreta de trabalho, em um determinado contexto(1). No atendimento à determinada população, o profissional necessita de conhecimentos específicos ao contexto em que o atendimento é prestado ou a população que é atendida. Não está definido o escopo de conhecimentos que os enfermeiros precisam ter para avaliar pessoas com úlcera venosa. Essa lacuna pode dificultar o estabelecimento de uma linha de base para a formação na graduação. Objetivo: Identificar na literatura os conhecimentos esperados do enfermeiro no contexto da competência de avaliação da pessoa com úlcera venosa. Descrição Metodológica: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura(2), que responde a seguinte questão norteadora: Quais são os conhecimentos necessários ao enfermeiro para avaliar pessoas com úlceras venosas? Realizou-se a busca nas bases CINAHL, PUBMED e SCOPUS, e sites de organizações internacionais referência na área: GNEAUPP, EWMA, CONUEI, EPUAP WUWHS. Foram critérios de inclusão: abordar o assunto pesquisado, ser publicado entre 2002 a 2015; em inglês, português e espanhol. Todos os materiais encontrados passaram por uma avaliação da qualidade por três especialistas antes de serem incluídos no estudo. Resultados: Foram incluídas 42 referências, que permitiram sintetizar 41 tópicos relacionados a conhecimentos necessários ao enfermeiro para avaliar pessoa com úlcera venosa. Conclusão: Os conhecimentos identificados nas produções analisadas são apenas citados ou descritos, sem o nível de aprofundamento especificado para o que se espera na formação na graduação. Essa definição constitui tarefa que precisa ser desenvolvida pela comunidade de enfermeiros que trabalham na área e para educadores e especialistas. Contribuições /Implicações para Enfermagem: Os conhecimentos identificados podem ser uma linha de base para educadores planejarem inovações curriculares que contribuam para a formação da competência dos enfermeiros para atendimento a pessoas com úlceras venosas. Referências: 1.Perrenoud P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso: 2. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: update methodology. Blackwell Publishing Ltd, Journal of Advanced Nursing. 2005; 52(5):546-553. |