Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 284

Comunicação coordenada


284

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE DISCENTES DOS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Autores:
Francisca Márcia Pereira Linhares (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Rafaella Queiroga Souto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria Isabelly de Melo Canêjo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Francis Solange Vieira Tourinho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Iracema da Silva Frazão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo:
Introdução: Os educadores tem tentado superar os desafios educacionais considerando as mudanças contextuais. Uma ferramenta utilizada para atingir os objetivos educacionais é o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Objetivos: O presente estudo objetiva compreender a percepção do discente dos primeiros períodos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre o uso das metodologias adotadas pelos docentes. Descrição metodológica: trata-se de uma pesquisa de avaliação curricular com uso da metodologia CIPP (contexto, insumos, processo e produto). Diante do objetivo proposto, este estudo se propôs a descrever a compreensão discente sobre as metodologias adotadas pelos discentes presentes em banco de dados previamente coletados pelo Núcleo Docente Estruturante do departamento de Enfermagem da UFPE. Os dados foram analisadas no SPSS, versão 18.0, por meio de estatística descritiva. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos da UFPE sob parecer: 1.571.636. Resultados: Foram analisadas informações de 59 discentes (33 do primeiro período e 26 do segundo). Em relação ao tipo de aula mais utilizado pelos docentes, 47,7% (n = 31) respondeu afirmativamente ao uso de aulas práticas em laboratório e 61,5% (n = 40) para aulas expositivas e dialogadas. A maioria (58,5%; n = 38) gostaria de vivenciar outras formas de ensino. Poucos (15,4%; n = 10) vivenciaram momentos de ensino em outros cursos. Todos referiram que a forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Conclusão: Os resultados apontam para a utilização primordial de metodologias tradicionais do ensino e demonstram o desejo discente pela adoção de outras metodologias de ensino pelos docentes. Implicações para a enfermagem: Espera-se que o departamento de enfermagem da UFPE possa considerar estes resultados diante do aperfeiçoamento do currículo e da capacitação docente, principalmente evidenciando a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Descritores: Educação em Enfermagem; Avaliação Educacional; Métodos. Eixo 3. Área temática 8.