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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 487

Comunicação coordenada


487

O TRABALHO DA ENFERMAGEM NO PET-SAÚDE/GRADUASUS: UMA PROPOSTA PARA ARTICULAR ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE.

Autores:
Carolina Beatriz Cunha Prado (Universidade de Uberaba (UNIUBE)) ; Maria Beatriz Guimarães Ferreira (Universidade de Uberaba (UNIUBE)) ; Marisa Ferreira de Freitas (Universidade de Uberaba (UNIUBE)) ; Márcia Marques dos Santos Felix (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:
Introdução: O PET-Saúde/GraduaSUS é um programa de educação pelo trabalho para a saúde, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, que tem como objetivo propor mudanças curriculares em conformidade às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação da área da saúde, bem como, articular o Sistema Único de Saúde (SUS) com as instituições de ensino superior, por meio de processos que efetivem a integração ensino-serviço-comunidade. Objetivo: descrever a implantação inicial do projeto PET-Saúde/GraduaSUS no curso de graduação em Enfermagem em uma Universidade Filantrópica do interior de Minas Gerais. Método: trata-se de estudo descritivo, realizado por um grupo de trabalho (GT), composto por três docentes, cinco discentes e três enfermeiros atuantes em serviços de saúde da Atenção Primária. O projeto foi elaborado por meio de reuniões semanais com a execução das seguintes tarefas, a saber: análise das diretrizes que regem as organizações curriculares dos cursos de enfermagem no Brasil comparando-a com a organização curricular corrente no presente curso; análise de conteúdo e carga horária das disciplinas que contemplam o SUS; discussões sobre os pontos fortes e fracos da abordagem do SUS nos diversos componentes curriculares, delineando um diagnóstico situacional da realidade do ensino do SUS no curso; elaboração de ações para dois anos de trabalho a serem desenvolvidos pelo GT e por voluntários do projeto, com propostas de projetos de pesquisa e de intervenção que efetivem a integração ensino-serviço-comunidade e prepare melhor os alunos que poderão ser futuros profissionais trabalhando no Sistema Único de Saúde. Resultados: Todos os participantes do grupo de trabalho são enfermeiros e graduandos em enfermagem, de modo que há um professor Doutor e um Mestre. Foram realizadas reuniões semanais, com duração de duas horas cada uma, por um período de dois meses. Atas e lista de frequência foram feitas comprovando as atividades desenvolvidas nas reuniões. Como produto final, criou-se um projeto a ser desenvolvido pelo GT em um período de dois anos, o qual foi enviado ao Ministério da Saúde, norteado por três eixos: 1. Adequação curricular às Diretrizes Curriculares Nacionais; 2. Promoção da integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS; 3. Desenvolvimento da docência e da preceptoria na saúde articulada às necessidades do SUS em consonância com os princípios do Projeto Político Pedagógico do curso. O projeto foi dividido pelos eixos e em atividades para o primeiro e segundo ano de trabalho, de forma que para cada eixo e ano, houve a elaboração do Diagnóstico do ensino para o SUS no curso e da relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a comunidade; o levantamento dos objetivos para cada etapa e eixo e o desenvolvimento de ações e estratégias a serem realizadas. Ao final do projeto, o GT criou indicadores de avaliação de suas atividades. No que se refere ao Diagnóstico, respectivamente para os 3 eixos, pode-se citar: Apesar do número de disciplinas que abordam o SUS ser satisfatório, as atividades práticas voltadas para o aprendizado do SUS são reduzidas, em especial para o aluno do período noturno, devido ao horário de funcionamento das unidades básicas de saúde e outros serviços e a indisponibilidade desses alunos em realizar atividades diurnas, tornando essas disciplinas predominantemente teóricas; articulação ineficaz entre serviço e instituição de ensino; falta de preparo dos professores quanto à articulação do SUS e seus conteúdos, bem como, dos profissionais de saúde na recepção dos alunos nos serviços de saúde. Quanto aos objetivos, para o eixo 1, delimitou-se propor e implementar a inserção de atividades práticas nas disciplinas voltadas para a saúde pública e atenção básica, bem como, tais temáticas nos conteúdos programáticos dos diversos componentes específicos do curso através de ações articuladas com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, Colegiado e Pró-reitoria de Ensino Superior da Universidade; no eixo 2, planejar e realizar ações/atividades que propiciem a participação do aluno nas atividades de promoção da saúde, intervenção sobre os fatores condicionantes e determinantes da saúde, bem como, prevenção de doenças na comunidade juntamente com os serviços de saúde. Entre as estratégias elencadas, estão a inserção do aluno nos serviços para que seja realizado um diagnósticos situacional e levantamento das necessidades dos serviços de saúde, bem como da comunidade a ser assistida; desenvolvimento de projetos de extensão que aproximem ainda mais os alunos da comunidade visando propiciar a vivência do aluno nos serviços do SUS, compreendendo os níveis de atuação, a importância dos serviços para a comunidade e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos. Por fim, no eixo 3, os objetivos são planejar ações de conscientização e preparação para a preceptoria dos alunos através de oficinas para os professores, preceptores e demais profissionais dos serviço sobre a interdependência entre o ensino e o serviço. Quanto às ações e estratégias, a alteração do projeto pedagógico do curso e inclusão de novos campos de aulas práticas são inerentes ao Eixo 1; para o eixo 2, delimitou-se intervenções junto à comunidade, pautadas no diagnóstico situacional da realidade local; educação permanente com os profissionais de saúde através de levantamento de suas necessidades; implementação de projetos de extensão e atividades de pesquisa e participação em reuniões do Conselho Municipal de Saúde; o eixo 3 abordou oficinas e atividades de sensibilização para a equipe de saúde, professores e preceptores, enfocando a importância do SUS na formação dos futuros profissionais, bem como, projetos de capacitação para professores dos cursos da área da saúde com metodologias ativas e participativas que proporcionem reflexões sobre a importância da formação do profissional para o SUS. Conclusão: O projeto propõe atividades que contemplam a efetivação dos princípios do SUS, bem como, a efetivação da integração/articulação ensino-serviço-comunidade. Conclui-se que a preocupação dos Ministérios da Educação e da Saúde com relação aos profissionais que irão trabalhar no SUS é real e importante, visto que quanto melhor preparados esses profissionais chegarem ao mercado de trabalho, maiores os benefícios para o sistema de saúde e comunidade. Contribuições para Enfermagem: A formação é fator indiscutível e imensurável no desenvolvimento do aluno, que por sua vez, nos futuros profissionais. Discutir currículos de instituições de ensino, bem como, sua integração com os serviços de saúde favorecem uma prática de enfermagem de qualidade e segura, contemplando, os usuários dos serviços de saúde, uma vez que são eles os atores e motivos principais de todo o processo. Descritores: Educação em Enfermagem; Relações comunidade-instituição; Sistema Único de Saúde