Roda de Conversa
201 | Exercício de construção coletiva de um currículo de enfermagem: relato de experiência | Autores: Isis da Silva Galindo (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Christiny Regina Lopes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Gabriela Winter Colla (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jussara Gue Martini (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: O ensino na área da saúde e em enfermagem tem acompanhado as mudanças que ocorreram na sociedade ao longo da história, considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais de cada época. Mais recentemente, a partir de 1990, mediante ampliação do conceito de saúde para além da ausência de doenças, bem como criação do Sistema Único de Saúde (SUS) houve uma série de transformações na atenção à saúde da população e consequentemente na formação profissional. Um dos marcos ocorreu em 1996 com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que concede autonomia às Instituições de Ensino Superior (IES) na construção dos Projetos Político Pedagógico (PPP) dos Cursos. Na sequência, em 2001, tem-se a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação da área da saúde, sendo que as DCN para o curso de enfermagem prevêem a formação profissional pautada em competências (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes) direcionadas a um perfil crítico e reflexivo, com rigor científico e intelectual, baseado em princípios éticos(1,2,3). Desta forma, os PPP dos Cursos precisaram ser reestruturados de modo a atender o perfil profissional preconizado nas DCN, mas também de acordo com a necessidade de saúde de cada local. Assim, no decorrer dos últimos 15 anos, os Currículos de Enfermagem tem sofrido adequações e avaliações no sentido de contribuir para avanços na formação do enfermeiro(4). Nesse sentido, atualmente, a enfermagem se encontra em um momento propício à discussão e possível construção de novas DCN para os Cursos. Objetivo: Promover a discussão e reflexão acerca dos aspectos teóricos e políticos da formação profissional para o SUS, com enfoque nas DCN e PPP de Curso; estruturar coletivamente a proposta de um Currículo de Graduação em Enfermagem. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência da realização do seminário "Formação profissional para o SUS, DCN e PPP" mediado por três mestrandas sob a orientação de uma das professoras responsável pela disciplina obrigatória do curso de mestrado "Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem" ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). A atividade foi realizada nas dependências da UFSC em junho de 2016 com a participação de cinco mestrandos. Iniciou-se o seminário com uma atividade de preenchimento de um quadro temporal (1960-1980 e 1990-2016) acerca da saúde no Brasil a partir do conhecimento prévio dos participantes, seguido de discussão e apresentação de um vídeo curto sintetizando a história da saúde pública brasileira. Na sequência, houve exposição dialogada acerca dos diferentes marcos e contextos históricos e atuais da formação em enfermagem no país. Assim; posteriormente, foi sugerido ao grupo que estruturasse uma proposta de Currículo de Graduação em Enfermagem, considerando as vigentes DCN de Enfermagem, com o auxílio de uma lista de disciplinas retiradas de três diferentes Currículos, sendo possível a inclusão de outras e a criação de novas. Resultados: Em relação à linha histórica e à discussão do quadro temporal acerca da saúde no Brasil, o grupo concluiu que o ensino em saúde e em enfermagem acompanhou as mudanças que ocorreram na sociedade, considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais de cada período. A mudança do conceito de saúde e a concepção de um sistema nacional de atenção à saúde, SUS, influenciaram transformações que permeiam até os dias de hoje o ensino e a prática profissional na área. Essa abordagem inicial auxiliou na realização da atividade de elaboração da proposta curricular em Enfermagem. A partir da leitura da lista de disciplinas entregue e da discussão coletiva acerca da escolha e organização da proposta curricular, o grupo elegeu um dos Currículos disponibilizados como base, pois acreditou que seria a estruturação mais adequada, porém identificou a necessidade de realizar algumas alterações, como: ofertar as disciplinas do ciclo básico vinculadas às disciplinas específicas do período (ex: ao cursar o período em que o foco central fosse saúde da mulher, gestante e recém-nascido, o estudante também cursaria as disciplinas de embriologia e genética); oferecer disciplinas introdutórias que contextualizassem historicamente a identidade profissional do enfermeiro; dispor da disciplina de metodologia científica desde os períodos iniciais, acompanhando a formação dos acadêmicos durante a graduação. Como optativas, o grupo privilegiou as disciplinas de informática em saúde e língua estrangeira pensando no atual cenário de universalização do conhecimento e ainda, disciplina de atividade física, no sentido de promover a saúde dos próprios acadêmicos. No encerramento da atividade, o grupo referiu que a mesma foi desafiante, devido ao tempo limitado para leitura e conhecimento das disciplinas, além da discussão coletiva para estruturação do Currículo. Contudo, o grupo expressou que o trabalho foi válido por proporcionar a vivência acerca do processo de elaboração de um Currículo, como escolha das disciplinas que promovam o perfil profissional desejado, carga horária e distribuição das mesmas. Conclusão: A realização dessa atividade proporcionou aos participantes e também às mestrandas que a desenvolveram, um momento de intensa reflexão sobre a construção histórica do processo de ensino em saúde e enfermagem no Brasil, atrelada às condições de saúde existentes em determinado período. O trabalho de concepção de um Currículo de Enfermagem possibilitou que o grupo discutisse criticamente as propostas curriculares atuais, identificando suas fragilidades e avanços, sendo possível a sugestão de novas configurações. Além disso, ao exercitarem a construção de uma grade curricular de graduação em Enfermagem, puderam vivenciar os aspectos que envolvem esse processo e reconhecer os seus desafios. Conclui-se, portanto, que este momento foi de importante aprendizado para todos, visto a fundamental contribuição que o mesmo tem na carreira docente/assistencial. Implicações para a Enfermagem: Dentre as contribuições que o trabalho traz para a enfermagem, destacam-se: fortalecimento das discussões acerca das mudanças curriculares, dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil ao longo da história, contato com as legislações educacionais vigentes que sustentam a estruturação dos Currículos de Enfermagem, aproximação dos futuros docentes com o processo de confecção de estruturas diretivas como PPP e Currículo de Cursos, avaliação e análise crítica em relação às estruturas curriculares existentes, propostas para o desenvolvimento do perfil do egresso e consequente identidade profissional, além de vivência dessa construção coletiva com as dificuldades, potencialidades e desafios implicados no processo. Referências: 1.Germano R. Percurso revisitado: o ensino de enfermagem no Brasil. Pro-Posições [Internet]. 2016 Mar 4; 14(1): 13-28. 2.Ito E. E., Peres A. M., Takahashi R. T., Leite M. M. J. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, 2006; 40(4): 570-575. 3.Oliveira M. et al. A Formação do Profissional Enfermeiro no Contexto das Reformas de Ensino no Brasil. Revista Grifos [Internet]. 2014 Fev; 1(36): 161-186. 4.Niemeyer F. et al. Diretrizes curriculares de enfermagem: governando corpos de enfermeiras. Texto contexto - enfermagem [Internet]. 2010 Dec; 19(4): 767-773. Descritores: Sistema Único de Saúde; Educação em Enfermagem; Currículo. |