Roda de Conversa
307 | CONHECENDO A REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE DE FORMA ATIVA: RELATO DE EXPERIENCIA | Autores: Sílvia Franco da Rocha Tonhom (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Cássia R. F. Biffe Peres (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Mara Quaglio Chirelli (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Shirlene Pavelqueires (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) |
Resumo: Introdução: Desenvolver estratégias que tornem significativo o processo de ensino-aprendizagem constitui-se em desafio nas metodologias ativas, especialmente quando se trata da primeira aproximação do estudante à uma temática. Assim, preocupou-se em como construir o conhecimento da rede de atenção de maneira ativa com estudantes de Enfermagem e Medicina num currículo integrado e orientado por competência. Objetivo: Conhecer a rede de atenção do município onde está inserida a sua faculdade. Método: Relato de experiência. Inicialmente foram utilizadas como disparador dramatizações de cenas do cotidiano dos serviços de saúde. No segundo momento, 40 estudantes de Enfermagem e 80 de medicina foram divididos em 10 grupos de 12 estudantes, que discutiram as cenas e elaboraram um roteiro para nortear as visitas aos diferentes serviços de saúde da rede de atenção. Posteriormente cada grupo visitou dois serviços, totalizando 10 serviços visitados. Após as visitas, os grupos foram reorganizados para garantir a representação de todos os serviços visitados na nova conformação. A partir daí foi realizado ciclo pedagógico considerando a construção do conhecimento sobre rede de atenção. Resultados: Cada grupo elaborou síntese do conhecimento construído e apresentou em plenária. As apresentações foram organizadas em áreas: Urgência e Emergência, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Apoio Psicossocial e Reabilitação. Os grupos tiveram autonomia na escolha da estratégia de apresentação, sendo observado: dramatização, elaboração de vídeo e exposição em multimídia. Conclusões: Observou-se a articulação dos diferentes serviços para construção do desempenho: "Conhece a rede de atenção, identificando as relações, fluxo e complexidade entre a atenção básica, secundária e terciária, compreendendo o eixo estruturante das ações de saúde na Rede de Atenção". Implicações para a Enfermagem: Vivência de estratégia de ensino aprendizagem inovadora que contribui para a formação de enfermeiro com o perfil crítico-reflexivo esperado. |