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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 141

Comunicação coordenada


141

PROJETO SOLIDARIEDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Débora Maria Vargas Makuch (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Patricia Maria Forte Rauli (Faculdades Pequeno Príncipe)

Resumo:
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe quanto à vivência da disciplina Projeto Solidariedade ao longo do primeiro semestre deste ano. Por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem, tem sido proporcionado aos acadêmicos refletir sobre seu papel como cidadão e profissional da saúde na sociedade. Ressaltam-se como referenciais teóricos o empreendedorismo social¹,², cidadania³ e accountability4, os quais são discutidos na elaboração do projeto. A aprendizagem significativa desenvolve-se com o contato prévio com grupos da comunidade, proporcionando, de forma colaborativa, levantar diagnóstico situacional sobre seus interesses e necessidades. Ao longo do semestre, vinte e quatro acadêmicos de enfermagem do quinto período, organizados em quatro equipes desenvolveram os projetos nos contextos: unidades de saúde do município de Quatro Barras, orientando familiares de pacientes em cuidado domiciliar quanto ao plano assistencial elaborado pela equipe da unidade; uma Escola Municipal Centro de Educação Integral em Curitiba, efetuando melhorias estruturais, promovendo hábitos de higiene e debates contextualizados pela vivência das crianças atendidas; uma Casa Lar de idosas, com a finalidade de inserir as moradoras na sociedade por meio de ações de entretenimento e uma Residência Terapêutica, promovendo atividades recreativas e lúdicas para pacientes portadores de problemas neurológicos. Evidencia-se que os projetos privilegiam distintas áreas de atuação e fases do ciclo vital. A disciplina Projeto Solidariedade tem se apresentado como um importante momento de aprendizagem significativa, por meio da problematização da realidade observada. Desenvolve competências essenciais ao acadêmico para o futuro exercício profissional da enfermagem, dentre elas atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, educação permanente e trabalho em equipe. Proporciona ainda o fortalecimento da formação com vistas à integralidade do cuidado de enfermagem, como contributo à humanização, à cidadania, empatia e senso de responsabilidade social da profissão. Descritores: Enfermagem; Responsabilidade social; Integralidade. 1. Backes DS, Erdmann AL. Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social. Rev Gaúcha Enferm. 2009; 30(2):242-48. 2. Backes DS, Erdmann AL.; Büscher, A. O cuidado de enfermagem como prática empreendedora: oportunidades e possibilidades. Acta Paul Enferm. 2010; 23(3):341-47. 3. Backes DS, Backes MS, Erdmann AL. Promovendo a cidadania por meio do cuidado de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2009; 62(3):430-34. 4. Pinho JAG, Sacramento ARS. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? RAP. 2009; 43(6):1343-68.