Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 312

Comunicação coordenada


312

ASPECTOS INOVADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

Autores:
Claudia Mara de Melo Tavares (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Linda Nice Gama (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Lais Mariano de Paiva (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Samyama Tavares Monteiro (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Marilei Tavares E Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:
Iniciativas de inovação nas práticas pedagógicas no ensino de enfermagem são necessárias para superar o paradigma hegemônico tradicional, tecnicista e pouco significativo para o aluno (1). Conhecimentos, habilidade e atitudes condizentes com as expectativas da profissão e da sociedade podem ocorrer a partir de estratégias de aprendizagem ativa que inclua a integração entre teoria e prática (2). Objetivo: Discutir aspectos inovadores presentes nas práticas pedagógicas dos docentes de enfermagem em saúde mental. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada em quatro universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada dirigida a 12 docentes de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. Os resultados foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: A inovação das práticas pedagógicas está relacionada à utilização de TIC, atuação em Núcleo de Pesquisa, interdisciplinaridade e avaliação do ensino. As mudanças foram introduzidas na maioria das vezes através de um processo de experimentação individual. Conclusão: Exercitar permanentemente a crítica da prática docente é um aspecto central para inovar o ensino. Por isso, mesmo as iniciativas isoladas devem ser incentivadas e acreditadas como um primeiro passo rumo à mudança do ensino. Implicações para a Enfermagem: O descompasso existente entre o ensino e as práticas de saúde mental no Brasil fala da falta de discussão sobre o assunto. A ausência de entrelace entre pedagogia e a pratica profissional transformadora em saúde mental compromete o processo de reforma psiquiátrica. Referências: (1)Tavares CMM, Silveira PG da, Lima TO et al. Mudanças no ensino de graduação na área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: revisão integrativa. J Nurs UFPE on line. Recife, 9(12):1329-36, 2015. (2) Fontes WD, Leadebal ODCP, Ferreira JA. Competências para aplicação do processo de enfermagem. Rev Rene. 2010; 11(3):86-94. Descritores: Difusão de Inovação; Educação em Enfermagem; Saúde Mental.