:: Notícias e destaques
O Guerreiro Treme Terra de Alagoas
Quase toda cidade, região, ou estado, tem sua marca, sua cultura, seu folclore que podem ser representados ou destacados das mais diversas formas, até mesmo por uma pessoa. É o caso do Mestre Benon, que não só é uma figura folclórica de Alagoas, como faz parte de um dos mais conhecidos e respeitados grupos folclóricos do estado, o Guerreiro Treme Terra de Alagoas.
O Guerreiro é um auto natalino, de caráter dramático, ao mesmo tempo profano e religioso. É a união de elementos dos pastoris, cheganças, quilombos e caboclos, e surgiu na década de 20 do século XX. Esse folguedo apresenta um grupo de cantores e dançadores acompanhados de uma sanfona, tambor e pandeiros, que conta e canta, através do sincretismo religioso, a chegada do messias e a homenagem dos três reis magos.
Entre os personagens do folguedo estão o Índio Peri, a Lira, o Papa-figo, a Alma, o Zabelê, o Sapo, o Mateu, o Doido, o Mata-mosquito, a Sereia, a Estrela Dalva, os Reis e Rainhas. Essas figuras são comandadas pelo Mestre e sua espada, com seu chapéu em forma de igreja, enfeitado com fitas de cetim coloridas. Sua roupa é composta por espelhos, miçangas, lantejoulas, tudo com muito brilho e bastante colorido.
Os homens usam calções e meias brancas longas, imitando roupas dos nobres e reis da corte. Já as mulheres usam vestidos com acessórios, representando suas personagens. A música tem um ritmo frenético e forte. Quem vai a Maceió, não pode perder esse espetáculo.
Mestre Benon atua há mais de 50 anos no folclore alagoano e faz questão de dizer que tem orgulho disso. É considerado o rei do folclore. Para conhecê-lo um pouco melhor e ter uma idéia de como atua o Guerreiro Treme Terra de Alagoas, acesse o site
http://www.youtube.com/watch?v=Iqsz_j2hyGg e assista ao vídeo.