A ABEn “agora mais do que nunca” investindo na Atenção Básica à Saúde
É reconhecida a trajetória histórica da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) na construção técnico-científica, ética, política e social em prol da Enfermagem e da conquista de melhoria da qualidade de vida e dos serviços de saúde/enfermagem para a população brasileira.
Em especial, a ABEn tem contribuído sobremaneira para o processo de implementação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Todavia, compreende-se que é importante avaliar de forma concreta e coletiva o papel da Enfermagem neste processo, atualizar a intervenção profissional e buscar a socialização e o intercâmbio das experiências bem sucedidas nesta área, no sentido de avançar na atenção qualificada aos usuários dos serviços de saúde.
O Seminário Nacional de Diretrizes para Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS), hoje em sua segunda edição, é um evento da ABEn que se caracteriza como espaço para discussões e propostas sobre a atuação da Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família (ESF), destacando-se as contribuições da profissão para ampliar e valorizar as ações da Atenção Básica em Saúde.
A reorganização do modelo de atenção à saúde, com base nos princípios do SUS, ainda se constitui um desafio para todos os atores envolvidos em sua construção; e a ESF apresenta-se como estratégia técnica e política para este processo. Contudo, a reversão do modelo de atenção depende da superação de vários obstáculos, relacionados aos espaços da macro e da micro-política setorial, exigindo mudanças nos modos de produção do cuidado à saúde, onde o processo de trabalho é um dos pontos críticos, e a integralidade, um princípio instituinte da referida mudança.
A busca pela integralidade deve ser orientada por meio de uma abordagem ampla ao repensar o processo de trabalho em saúde, incluindo novas práticas de gestão e de cuidado. Nesse sentido, o trabalho em equipe multiprofissional se coloca como um dos elementos chaves.
Sabe-se que o Enfermeiro vem assumindo papel estratégico e catalizador na equipe de trabalho o que, por um lado, possibilita maior criatividade e autonomia no desenvolvimento das suas competências; por outro lado, determina a necessidade de, cada vez mais, definir suas especificidades e responsabilidades. Para tanto, a ABEn investe no desenvolvimento de projeto científico e político com vistas à construção de uma terminologia brasileira de Enfermagem, ferramenta de sistematização da prática, e à capacitação profissional para sua utilização.
Também são enormes os investimentos para a melhoria das condições de vida e trabalho para os agentes da Enfermagem. É prioritária a luta das organizações de Enfermagem, com o apoio integral da categoria, para a aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000 que regulamenta a jornada de trabalho em 30 horas semanais e busca, inclusive, humanizar o trabalho e minimizar o desgaste físico e mental dos trabalhadores de Enfermagem.
A ABEn reitera a necessidade urgente de se discutir e fortalecer “agora mais do que nunca” a Atenção Básica à Saúde, com vistas a avançar na (re)orientação da formação dos profissionais de saúde/enfermagem, na reversão do modelo de atenção, implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde, qualificação do Pacto pela Saúde, conquista da regulamentação da Emenda Constitucional 29 e fortalecimento do controle social.
A partir do debate coletivo, envolvendo trabalhadores vinculados à rede básica de saúde, gestores, membros da comunidade acadêmica e usuários/convidados, é que se acredita no sucesso do 2º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde – 2º SENABS, cuidadosamente realizado pelas lideranças de Enfermagem da ABEn Seção Pernambuco, possibilitando a (re)construção de cenários favoráveis à cidadania.
Os 20 anos do SUS e os 15 anos da ESF, com tantas experiências bem sucedidas, nos dão esperanças de que se tornem possíveis a integralidade, a intersetorialidade e a garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade para todos os brasileiros.
Enfermagem vale a vida. Sejam bem-vindos(as) ao 2º SENABS!
Maria Goretti David Lopes
Presidente da ABEn Nacional e do 2º SENABS
Boas-vindas da Presidente ABEn Pernambuco
A ABEn-PE em busca de Diretrizes na Atenção Básica em Saúde
Diretrizes para Enfermagem na Atenção Básica em Sáude tem sido uma preocupação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). O Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS) ocorrido em Natal em 2007, em sua primeira edição contribuiu consubstancialmente para o fortalecimento das ações na Atenção Básica.
A preocupação continua e neste sentido partindo da Carta do I SENABS a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Pernambuco propôs sediar a sua segunda edição. Sendo assim, áreas temáticas foram cuidadosamente apresentadas como eixos norteadores para as discussões.
Partindo de conferências, mesas redondas e roda de conversa pretende-se dar continuidade as discussões que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e com isto contribuir com o fortalecimento da Atenção Básica.
O Modelo vigente do SUS assegura um acesso integral, universal e gratuito a todo o cidadão. Como política pública de saúde em seus 20 anos o SUS ainda tem desafios a serem superados embora avanços tenham sido alcançados. Com isto, os gestores assumiram o compromisso pelo Pacto pela Saúde visando atender as necessidades de saúde da população.
Nesta perspectiva, também foram articulados três eixos para reflexão: Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Dentre as prioridades do Pacto pela Vida e de seus objetivos, vale ressaltar a Estratégia de Saúde da Família como modelo de Atenção Básica à Saúde e como “centro ordenador” das redes de atenção à saúde do SUS.
As Diretrizes de Enfermagem para Atenção Básica em Saúde requer debates acerca das ações de saúde, individual e coletivamente da promoção e proteção da saúde, prevenção dos agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação e a manutenção da saúde. Sendo assim, trabalhos serão apresentados e discutidos pela comunidade científica e por profissionais da saúde e de enfermagem contribuindo e enriquecendo as discussões.
O tema central deste evento (Re)construção de Cenários na Atenção Básica em Saúde foi pensado para discutir os diversos cenários que refletem a prática profissional e a formação e educação permanente esperando que os resultados repercutam nos serviços prestados a população. Propiciar meios para que as políticas de saúde sejam exitosas é responsabilidade de todos e a ABEn vem sobremaneira contribuindo neste cenário, possibilitando o intercâmbio entre os profissionais de Enfermagem além de contribuir com atualização profissional.
Sendo assim, espera-se que sejam apontados os avanços e novos desafios a serem alcançados e questões da Atenção Básica no contexto do cuidar sejam levantados, visando a consolidação do sistema universal em saúde proposto pela estratégia Sistema Único de Saúde.
Sintam-se acolhidos (as) e aproveitem também as águas mornas de nossas praias e a culinária nordestina.
Sejam Bem-vindos (as) ao 2º SENABS!
Fátima Maria da Silva Abrão
Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Pernambuco.
Coordenadora da Comissão Executiva do 2º SENABS.