Boas-Vindas
Apresentação
Diretorias
Comissões
Regimento
Normas de Submissão
Regulamento Prêmios
Programação
Promoção e Apoio
Trabalhos
 

Promoção e Realização


Ficha Catalográfica

icone
 Apresentação

O SENABS caracteriza-se por ser um evento da ABEn para as discussões e propostas na perspectiva de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na atuação do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O desenvolvimento deste evento de âmbito nacional busca destacar as contribuições da Enfermagem na ESF, respaldando a necessidade de ampliar o tema da Atenção Básica em Saúde.

A Enfermagem tem contribuído sobremaneira para o processo de construção de políticas sociais e públicas voltadas para o fortalecimento do SUS, considerando sua participação nas práticas de intervenção social na gestão, nos serviços e no ensino das instituições que atuam neste setor, e o seu compromisso com a agenda assumida a partir do Pacto pela Saúde. Todavia, compreende-se que urge avaliar de forma concreta e coletiva o papel da Enfermagem neste processo, atualizar a intervenção profissional e buscar a socialização e o intercâmbio das experiências bem sucedidas nesta área no sentido de avançar na qualidade do atendimento aos usuários dos serviços de saúde.

A reorganização do modelo de atenção à saúde com base nos princípios do SUS, ainda se constitui como grande desafio para todos os atores envolvidos no processo. O Programa Saúde da Família apresenta-se como estratégia técnico–política para reorganização na Atenção Básica, tendo um comportamento evolutivo em todas as regiões do país, denotado pelo aumento progressivo de adesão dos municípios na implantação do Programa.

Contudo, a reversão do modelo de atenção depende da superação de vários obstáculos relacionados aos espaços da macro e da micro-política setorial, exigindo mudanças nos modos de produção do cuidado à saúde, onde o processo de trabalho é um dos pontos críticos e a integralidade, um princípio instituinte da referida mudança. A busca pela integralidade deve ser orientada por meio de uma abordagem totalizante ao repensar o processo de trabalho em saúde, incluindo novas práticas de gestão e de cuidado com a construção de novos saberes e práticas em saúde. E, nesse sentido, o trabalho em equipe multiprofissional se coloca como um dos elementos chaves. Na prática concreta, é essencial o desempenho dos profissionais nas equipes, de forma interdisciplinar e calcada na participação popular.

Neste cenário, o enfermeiro vem assumindo um papel central nas equipes, possibilitando uma maior criatividade e autonomia no desenvolvimento das suas competências e, por outro lado, ampliando o nível da sua responsabilização, acarretando muitas vezes uma sobrecarga de ações.

Considerando o referido contexto, a ABEn reitera a necessidade urgente de discutir estas questões que se refletem nos âmbitos da prática profissional e da formação, com repercussões nos resultados dos serviços prestados, sem perder de vista a necessidade do trabalho em equipe, destacando o núcleo específico de competências da Enfermagem.

Nesta perspectiva, a partir do debate coletivo com enfermeiros/as vinculados à Rede Básica de Saúde e membros da comunidade acadêmica é que se consolidou a proposta da realização do 2º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde – SENABS, em Recife-PE. Este evento reveste-se de importância como uma arena de discussão nacional pela possibilidade de proporcionar o intercâmbio entre os profissionais da Enfermagem, bem como a atualização profissional em sintonia com a Agenda Nacional de Compromissos das Políticas Públicas que envolvem as questões da Atenção Básica no âmbito do SUS.

O evento se realizará em três dias, compondo-se de conferências, painéis, mesas-redondas, debates, encontro do Conselho Consultivo de Escolas de Enfermagem no âmbito estadual. Neste evento, conta-se com a participação de especialistas de renome internacional e nacional, além de expressões locais.

icone  ÁREAS TEMÁTICAS:

• Qualificação do pacto pela saúde: financiamento, instâncias de poder e modelo de atenção

• Gestão da Atenção Básica em Saúde e a precarização do trabalho da Enfermagem

• Gestão participativa e controle social na Atenção Básica em Saúde

• Enfermagem e a Política Nacional de Promoção da Saúde

• Reorientação da formação dos profissionais de Enfermagem: Pró-Saúde/REUNI/PET

• Humanização do cuidado de Enfermagem e o fortalecimento da Atenção Básica em Saúde

• Multiculturalidade na Atenção Básica em Saúde

• Enfrentamento da violência e saúde mental na Atenção Básica em Saúde

• Sistematização da Assistência de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde

• Competência e autonomia dos profissionais da Enfermagem na Atenção Básica em Saúde


 Topo Topo
Página 2 
 
     Copyright © 2009 - 2º Seminário Nacional de Diretrizes para Enfermagem na Atenção Básica em Saúde. Todos os direitos reservados.
   Desenvolvido por ADALTECH
 
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores