15/05/2012
Amazonas, o reino das águas, das cores e sabores
O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Banhado pela bacia hidrográfica amazônica, responde por aproximadamente 20% da água doce do planeta. Correm por seu território os Rios Negro, Amazonas, Solimões, Madeira, Juruá, Purus, Içá, Uaupés e Japurá. O Estado mantêm suas florestas sob proteção de leis federais e estaduais sendo assim, a região considerada a mais preservada do país com 98% de sua cobertura florestal original.
Bastante habitado, sua população é de aproximadamente quatro milhões de habitantes, tem a maior concentração populacional em Manaus, a capital.
O folclore é uma presença forte nas atividades culturais amazonenses. Os destaques ficam para o Festival dos Bumbás de Parintins, Festival Internacional de Óperas e Festival Internacional do Cinema de Aventura. O colorido das fantasias se destacam no festival de Parintins com o azul e o vermelho que representam as cores, ritmos e encantos dos bois Caprichoso e Garantido.
A gastronomia amazonense é mais uma das atrações que chama a atenção. Com uma grande diversidade de peixes a culinária predominante e mais valorizada é a do pescado. Fritos, assados ou cozidos em forma de caldeiradas, o pirão, a farinha de uarini e o baião de dois são acompanhamentos obrigatórios que compõe os pratos típicos da região. Para complementar o cardápio, muitas frutas tropicais e exóticas que podem ser consumidas em forma de sucos, sorvetes ou doces. Entre as mais apreciadas estão a manga, a pitomba, o cupuaçu, a graviola e o açaí e o conhecido guaraná da Amazônia.
No café da manhã, ritual obrigatório do amazonense, o visitante irá se deliciar com o café com leite quente acompanhado de pão francês com tucumã e queijo coalho, também chamado de "x-caboquinho".
Outro grande atrativo que faz parte dos roteiros turísticos do amazonas é o turismo de natureza. Passeios pela floresta, programas de barco, pernoites em hotéis de selva estão entre os programas mais procurados pelos visitantes.
Visitar o Amazonas é um mergulho na natureza. Seja bem-vindo!