A
Associação Brasileira de Enfermagem é uma entidade sem fins lucrativos que há 80 anos contribui significativamente para a formulação de políticas públicas na área de saúde e Educação de Enfermagem, no Brasil, propiciando em seus eventos nacionais e internacionais, espaços plurais de debates, de reflexão, de elaboração e encaminhamento de propostas para a viabilização de intervenções em saúde. Os eventos, do mesmo modo, se constituem em
locus para o estabelecimento de consensos sobre prioridades de pesquisas e de ensino de enfermagem no país.
A realização desse evento na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, constitui-se, simultaneamente em desafio e oportunidade para os profissionais de saúde que atuam na atenção básica. O amplo debate sobre o cuidar de enfermagem nos diferentes cenários de intervenção na atenção básica permitirá a formulação de consensos de práticas que contribuirão para levar a termo as inúmeras políticas de saúde na atenção primária que ora se apresenta. A reflexão sobre esses desafios exige um posicionamento dos gestores, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capazes de promover mudanças na qualidade das ações de saúde, principalmente, das práticas da enfermagem.
Teremos a oportunidade de discutir amplamente sobre os desafios da enfermagem na sistematização das ações preconizadas para atender as politicas publicas de saúde de modo equânime, integral e cientificamente estruturada, sem desconsiderar a diversidades de saberes nos diferentes cenários e a politicidade das práticas de enfermagem geradoras de impacto social. A oportunidade reside, ainda, no fato de a Enfermagem ser um dos pilares do Sistema Único de Saúde, contribuindo ao longo dos anos na execução das políticas públicas; os trabalhadores de Enfermagem estão na porta de entrada do SUS. No entanto, sua visibilidade ainda precisa ser efetivada em alguns campos do saber, rompendo com o modelo de atenção a saúde, centrado na doença e exclusivamente nos processos curativos. É preciso valorizar os processos cuidativos do campo da promoção da saúde e prevenção de doenças, segundo um modelo de atenção interdisciplinar e coletivo, rompendo a cadeia da alienação social e científica.
Este evento é uma oportunidade para os profissionais da enfermagem e outros profissionais de saúde e de áreas afins se atualizarem, refletirem sobre velhas práticas profissionais, e, dialeticamente, instituírem novas e melhores práticas. É preciso socializar os novos conhecimentos científicos gerados, promover intercâmbio de experiências e avançar na qualidade do atendimento aos usuários dos serviços de saúde, contribuindo para o cumprimento dos princípios da integralidade e equidade.
Cumprir esses princípios, nos levará a repensar no processo de trabalho na área da saúde que deve ser orientado para a inclusão de novas praticas entre os profissionais de saúde, gestores e equipes interdisciplinares e multiprofissionais. Para isso, é necessário a construção de novos saberes, criar canais de interlocução com a população e ampliar a participação popular.
No sentido de ampliar o acesso dos estudantes e dos trabalhadores de Enfermagem ao
3º SENABS, a entidade amplia sua política de adesão ao evento, com preços e condições especiais.
Clique aqui e saiba mais »
Ivone Evangelista Cabral
Presidente