Os trabalhos originais deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples, com no mínimo 150 e no máximo 300 palavras; a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, objetivos, método, resultados, conclusão, contribuições ou implicações para a Enfermagem. Não incluir referências no resumo.
O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta da língua que foi submetido; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda - 3,0 cm, margens inferior e direita - 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros no resumo. Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol, de acordo com o idioma do país de origem do autor do trabalho.
O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator. Ao final do texto, deverão ser incluídos, até três descritores (DECs Bireme - http://decs.bvs.br/) e um dos eixos ou área temática a seguir:
Eixos:
Áreas temáticas:
No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato. É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação. Para usufruir dos descontos na inscrição, o relator inscrito na categoria de Associado da ABEn deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato pdf ou jpeg, de quitação da anuidade de 2019, juntamente com o resumo.
Cada relator poderá submeter no máximo dois trabalhos.
Critérios para a avaliação dos resumos
Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:
Modalidades de trabalhos científicos
O relator deverá optar pela forma de apresentação do trabalho: pôster, comunicação coordenada e tema livre para prêmio. Entretanto, a Subcomissão de Temas poderá redirecionar a forma de apresentação dos trabalhos selecionados, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares. Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos nas modalidades Comunicação Coordenada e Pôster, de acordo com as áreas afins, os autores deverão escolher a área temática e indicar no formulário de inscrição.
a. Comunicação coordenada:
Nesta modalidade, o número máximo de autores é 5 (Cinco). Trabalhos de autoria de estudantes de graduação deverão ter no elenco de autores pelo menos um profissional.
Na modalidade comunicação coordenada, as apresentações serão organizadas com temas afins e o relator deverá indicar a necessidade de equipamento multimídia (data-show). O tempo de apresentação será de até 10 minutos, sendo reservados 05 minutos adicionais para perguntas do público. Esta modalidade se destina, exclusivamente, à apresentação de resultados de teses, dissertações e pesquisas concluídas, que guardem relação com as temáticas do 20° SENPE/1º SINPE. Os trabalhos serão apresentados na forma oral utilizando dispositivo de multimídia (data-show), contando com um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema coordenado com os interessados.
b. E-Pôster (poster eletrônico)
Nesta modalidade, o número máximo de autores é 5 (Cinco). Trabalhos de autoria de estudantes de graduação deverão ter no elenco de autores pelo menos um profissional.
Esta modalidade destina-se à apresentação de estudos concluídos (trabalhos de conclusão de curso, monografias, estudos acerca de referenciais metodológicos, por exemplo), classificados de acordo com ou eixos ou as áreas temáticas do 20° SENPE/1º.SINPE. Os posters devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas a seguir:
Os trabalhos serão apresentados na forma oral e visual, em local e máquina indicada para tanto, de acordo com grade de apresentação específica. É indispensável a presença do relator para explanação apresentação do trabalho. Os relatores serão informados com antecedência sobre o dia, horário e número da máquina que seu e-poster será projetado e apresentado para os participantes do evento.
Importante: a entrega do pôster eletrônico é de responsabilidade do relator e de acordo com orientações a serem postadas no site do evento. A organização do evento não se responsabilizará por trabalhos que forem entregues fora do prazo ou elaborados fora das normas estabelecidas.
c. Temas Livres para Prêmios:
Nesta modalidade, o número máximo de autores é 5 (Cinco).
Esta modalidade destina-se à apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão aos prêmios oferecidos no 20o SENPE/1º SINPE. Além dos resumos, os trabalhos deverão ser enviados na íntegra (trabalho completo) e sem identificação dos autores, em formato PDF, via sistema online, no idioma do autor principal, conforme normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), disponíveis em http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm, não significando garantia de publicação dos trabalhos premiados nesse periódico. Os trabalhos serão apresentados na forma oral com dispositivo de multimídia (data-show), com tempo de apresentação de 15 minutos. Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema com os interessados. Antes de inscrever o trabalho para prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento de cada prêmio. Para concorrer a prêmio, o trabalho deve estar inscrito no 20o SENPE/1º SINPE, ter caráter inédito atestado por seus autores, concorrer única e especificamente a um Prêmio e, como condição sine qua non, ser apresentado por um dos seus autores, em Sessão de Comunicação Oral. Como cada prêmio tem um foco específico, é preciso seguir os temas e normas de cada um (veja abaixo).
Conheça os prêmios que serão concedidos durante o 20º SENPE:
Prêmio Edith Magalhães Fraenkel – clique aqui para a leitura do Regulamento
Prêmio Zaira Cintra Vidal – clique aqui para a leitura do Regulamento
Normas para lançamento de publicações
Serão aceitas publicações inéditas, cientificas ou de ficção, nos diferentes formatos: CD Rom, DVD, livro, revista, material educativo etc.
Ao inscrever-se, o solicitante deverá informar o seguinte:
A listagem geral das obras selecionadas, informando a data, horário e local do lançamento, será divulgada na última versão da programação do evento, que ficará disponível no site.
A solicitação de lançamento deverá ser feita mediante preenchimento de formulário específico e envio para e-mail: eventos.go@wineventos.com.br
Normas para proposição de simpósios, painéis e reuniões temáticas.
Nestas modalidades, somente serão aceitas propostas de profissionais.
Nas modalidades de simpósios e painéis, os interessados deverão enviar um resumo (mínimo de 150 e máximo de 300 palavras), incluindo o titulo (máximo de 16 palavras), objetivos, sistemática de desenvolvimento da atividade proposta, resultados esperados, responsáveis pela realização, nomes dos participantes (limite de 4 pessoas, incluindo o moderador) e público alvo.
Indicar a necessidade de equipamento multimídia (data-show). O tempo da atividade não poderá ultrapassar 2 horas. Esta(s) modalidade(s) se destina(m), exclusivamente, à apresentação de pesquisas com metodologias inovadoras, concepções teóricas inovadoras e ensaios teóricos construídos a partir de resultados de pesquisas; todos devem guardar estreita relação com os eixos temáticos do 20° SENPE/1º.SINPE. Os custos relacionados aos deslocamentos e hospedagens dos propositores e participantes nessa modalidade de atividade NÃO serão custeados pela organização do evento. Todos os participantes destas modalidades devem estar inscritos no evento.
A comissão científica emitirá o aceite, após avaliação da proposta.
Reuniões Temáticas, de Redes e de Grupos de Interesse
As reuniões devem versar sobre o tema central do 20° SENPE/1º SINPE ou estarem relacionadas ao ensino, extensão, pesquisa e trabalho em saúde e em enfermagem. Os proponentes e participantes devem estar inscritos no 20° SENPE/1º SINPE. A Subcomissão de Temas analisará as solicitações, decidirá pela sua aceitação e notificará o autor no caso de aceite. Para efetivar a inscrição, o solicitante deverá preencher o formulário com os seguintes dados: Títulos da Rede, Grupo, Laboratório, Departamento proponente (máximo 16 palavras); Objetivos da reunião; Nome completo do(s) responsável(is) pela realização da atividade; Público alvo. Indicar a necessidade de equipamento multimídia (data-show). Na medida do possível, vamos respeitar a escolha por data e hora, mas a comissão estará fazendo o cronograma de acordo com a disponibilidade de espaço e infra-estrutura. As datas, horários e locais das reuniões serão divulgados na última versão da programação do evento, que ficará disponível no site.
A solicitação de reuniões deverá ser feita mediante preenchimento de formulário específico e envio para e-mail: eventos.go@wineventos.com.br
OBSERVAÇÕES