Grades de Apresentações dos Trabalhos:
Normas e procedimentos para submissão de trabalhos, lançamentos e oferta de cursos e oficinas
Data limite para envio de resumos: 06/07/2014
Para submeter seu trabalho científico clique no botão acima ou acesse o link abaixo:
https://www.gosites.com.br/win/14senaden
Normas para inscrição de trabalhos
Os trabalhos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo simples (150 a 300 palavras) ou resumo expandido (1.000 a 1.200 palavras), devendo incluir título, introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão, contribuições / implicações para a Enfermagem e referências (no máximo cinco [5], no estilo Vancouver). O número máximo de autores por trabalho é de 5 autores, incluindo o relator.
O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda – 3,0 cm, margens inferior e direita – 2,0 cm.
Não incluir figuras, tabelas ou quadros.
O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator, alinhados à direita. Ao final do texto, deverão ser incluídos até três descritores (DECs Bireme -
http://decs.bvs.br/) e indicado a qual dos eixos e áreas temáticas do evento o trabalho se vincula.
Eixo I – Modelos pedagógicos inovadores potentes para a formação generalista, ética e responsável de profissionais de enfermagem – A questão da quantidade versus qualidade;
Eixo II – Formação em Enfermagem e o cenário atual do trabalho em saúde nacional e internacionalmente: discrepância entre o desejo da competência profissional e a demanda do mercado de trabalho;
Eixo III – Pós-Graduação e Pesquisa: retroalimentação/atualização da formação e do exercício profissional de pessoal de Enfermagem?
Áreas Temáticas
Os Eixos se desdobram em áreas temáticas para orientar o encaminhamento dos trabalhos, sendo elas:
1. Modelos de Ensino em Enfermagem
2. Inovações curriculares na formação profissional
3. Educação profissional
4. Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
5. Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
6. Integração Ensino Serviço – Quando o Trabalho e a Escola se integram
7. Práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem
8. Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
9. Mobilidade na educação em Enfermagem
10. Gestão do ensino de saúde e Enfermagem
11. Tecnologias da Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem
No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato. É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação. O relator inscrito na categoria de Associado da ABEn deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato pdf ou jpeg, de quitação da anuidade de 2014, juntamente com o resumo, ao realizar sua inscrição no evento pelo link:
https://www.gosites.com.br/win/14senaden
Cada relator somente poderá submeter até dois trabalhos. O relator poderá optar pela forma de apresentação do trabalho, como e-poster, comunicação coordenada ou prêmio; Entretanto, a Subcomissão de Temas e Documentação poderá, segundo critérios de avaliação do mérito cientifico por pares, redirecionar a forma de apresentação.
Este redirecionamento inclui a transferência de trabalhos significativos para o desenvolvimento das discussões para os Corredores Temáticos que integram a programação, sem ônus para o evento, considerando que os autores já estão inscritos e estarão frequentando este Seminário.
Modalidades de apresentação de trabalhos científicos:
O autor deverá observar as normas de apresentação de trabalhos científicos de acordo com a modalidade de escolher. Quando o trabalho do autor for redirecionado pela Sub-Comissão de Temas e Documentação ele fará a adequação da apresentação a nova modalidade para qual foi redirecionado.
a. Comunicação coordenada
Na modalidade de comunicação coordenada, as apresentações serão organizadas com temas afins e o relator contará na sala com equipamento multimídia (data-show) e o computador. O tempo de apresentação será de até 15 minutos, sendo reservado 05 minutos para perguntas. Nesta modalidade preferencialmente deverão ser encaminhados trabalhos de apresentação de resultados de teses, dissertações e pesquisas concluídas, que guardem relação com as temáticas do 14º SENADEn. Haverá um coordenador que ao final conduzirá a discussão sobre o tema com os interessados.
b. E-pôster (pôster eletrônico)
Esta modalidade destina-se à apresentação de pesquisas concluídas no formato de Relato de Experiências, projetos de intervenção, pesquisas, extensão, resultados de pesquisas de trabalhos de final de curso (TCC), monografias de cursos de especialização, desde que estejam de acordo com as áreas temáticas do 14º SENADEn. Os e-pôsteres devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas e configurações a seguir:
- Usar o formato de arquivo PowerPoint (PPT), em um único slide -
[vide modelo];
- Configuração de Tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura);
- Slides dimensionados para: Apresentação na tela (16:9);
- Orientação de página: Retrato;
- Tipo de fonte e tamanho de letra:
Times New Roman, tamanho mínimo 12 para conteúdos gerais e tamanho 10 para referências;
- É permitida a utilização de imagens e gráficos.
|
Clique no botão ao lado para baixar o arquivo modelo em power point para elaboração do e-pôster. |
Orientação para configuração de página do arquivo PowerPoint (PPT)
Importante: Os resumos dos trabalhos nesta modalidade deverão seguir as normas elaboradas para o evento e serem enviados pelo sistema. Os autores dos trabalhos ao anexar o resumo simples ou expandido no sistema deverão anexar também um arquivo com a apresentação em PPT conforme modelo disponibilizado pelo site do evento. O e-pôster será exposto no local e equipamento indicados para tal, de acordo com a grade de apresentação e com a presença do relator para explanação do seu trabalho. Os relatores serão informados do dia, hora e local que seu e-pôster será projetado para os Congressistas. O relator terá 5 minutos para apresentação de seu trabalho e deverá aguardar a discussão final.
Nesta modalidade o relator contará com a presença de um mediador que coordenará a apresentação de um grupo de trabalhos, conforme a proximidade dos equipamentos. Assim, cada grupo de seis equipamentos será apreciado pelo mediador e a cada seis apresentações, o mediador conduzirá a discussão dos trabalhos por pelo menos 15 minutos, promovendo o debate entre os relatores. Nesta distribuição de tempo, cada sessão irá durar em torno de 45 minutos no total.
c. Prêmios
Esta modalidade destina-se à apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão aos prêmios oferecidos no 14º SENADEn. Os resumos (simples ou expandido) bem como o trabalho na íntegra, deverão ser enviados sem identificação dos autores, em formato PDF, via sistema online, conforme normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), não significando garantia de publicação dos trabalhos premiados nesse periódico, disponíveis em:
http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm
Os trabalhos serão apresentados na forma oral com dispositivo de multimídia (data-show), com tempo de apresentação de 15 minutos. Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema com os interessados. Antes de inscrever o trabalho para prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento de cada prêmio. Para concorrer a prêmio, o trabalho deve estar inscrito no 14º SENADEn, ter caráter inédito atestado por seus autores, concorrer única e especificamente a um Prêmio e, como condição
sine qua non, ser apresentado por um dos seus autores, de forma oral. Como cada prêmio tem um foco específico, é preciso seguir os temas e normas de cada um (veja a seguir).
Conheça os prêmios que serão concedidos durante o 14º SENADEn:
• PRÊMIO IZABEL DOS SANTOS -
clique aqui para ver as normas »
Critérios para análise dos resumos
O processo de análise pela seguirá as regras a seguir:
1) O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 14º SENADEn e relacionar-se ao eixo e área temática escolhida.
2) O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica bem como encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.
3) O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.
4) Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos, e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012, o(s) autor(es) deve(m) mencionar no resumo o número do protocolo de aprovação do projeto emitido por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS).
Normas para lançamento de publicações
Serão aceitas publicações inéditas, cientificas ou de ficção, nos diferentes formatos: CD rom, DVD, livro, revista, material educativo entre outras.
As inscrições deverão observar o que se segue:
a) As obras podem versar sobre o tema central e/ou seus eixos ou ainda estarem relacionadas ao ensino, pesquisa e trabalho em saúde e em enfermagem.
b) Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento ou a editora da obra ser expositora no evento.
c) A Subcomissão de Temas e Documentação analisará as solicitações, decidirá pela sua aceitação e notificará o autor do aceite.
Ao inscrever-se o solicitante deverá informar o seguinte: Nome da obra; Nome completo dos autores; Comprovante de inscrição do autor e/ou editora no evento; Resumo da obra; Capa e sumário do livro em CD; Ano de lançamento; Endereço e telefone do responsável pelo lançamento; Declaração de ineditismo da obra por um dos autores em eventos nacionais de enfermagem.
A listagem geral das obras selecionadas, informando a data, horário e local do lançamento, será divulgada na última versão da programação final do evento, que ficará disponível no site. Cada participante poderá lançar até duas obras para lançamento no evento.
A proposição de cursos/oficinas, grupos de interesse e lançamento de publicações cientificas (livro, revista, mídia eletrônica) deve ser feita até 02/06/2014.
Resultado das proposições aceitas pela subcomissão de temas e documentação até 02/07/2014. As inscrições de trabalhos científicos devem ser feitas até 02/06/2014.
Resultado dos aceites pela Subcomissão de Temas e Documentação até 02/07/2014. Não haverá prorrogação, face ao curto tema para avaliação e resposta por parte da Subcomissão bem como para solicitação de liberação dos interessados para comparecer ao evento.
|
Formulário para Cursos & Oficinas e Reuniões de Grupo de Interesse
As inscrições deverão ser encaminhadas para a ABEn Alagoas, aos cuidados da Subcomissão de Temas, através dos emails: relpesantos@gmail.com e alagoasaben@gmail.com |
A submissão de resumo bem como a proposição de cursos, oficinas e lançamentos de livros implica a aceitação, por partes dos responsáveis pelas produções, das normas descritas neste documento. Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos resumos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Os casos omissos nestas normas serão resolvidos pela Subcomissão de Temas e pela Comissão executiva do 14º SENADEn.