» Apresentação
O
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O TRABALHO NA ENFERMAGEM (SITEn) é um evento promovido pelo Associação Brasileira de Enfermagem, para apresentar os avanços da ciência, tecnologia e inovação em saúde com interfaces sobre o trabalho na Enfermagem. O evento constitui-se em espaço que favorece a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias com impacto sobre a resolução da da problemática de saúde e doença.
Em 2003, a Associação Brasileira de Enfermagem realizou o 1º SITEn na cidade de Florianópolis – Santa Catarina, discutindo o tema “Trabalho na Enfermagem”. Em 2007, o 2º SITEn, realizado na cidade de Curitiba - Paraná possibilitou a categoria avaliar as conquistas, estabelecer novas estratégias para o enfrentamento dos desafios e avançar na construção da Agenda Política da ABEn, para o fortalecimento da parceria com a Federação Nacional de Enfermeiros (FNE), com Sistema COFEN-COREN, com a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), a partir da troca de informações e das experiências nacionais e internacionais.
O 3º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem - SITEn, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem é organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Rio Grande do Sul. O referido evento, cujo tema central -
Biossegurança no trabalho de Enfermagem: perspectivas e avanços -
, será debatido na cidade de Bento Gonçalves, RS, no período de 11 a 13 de agosto de 2011. O tema proposto e os eixos temáticos foram eleitos nas oficinas de discussão realizadas no âmbito da Diretoria da seção.
A definição do evento no Rio Grande do Sul deu-se pelo histórico pró-ativo da seção Rio Grande do Sul, formada por profissionais competentes na gestão de eventos de grande porte, inseridos em escolas e os serviços de Enfermagem. A realização desse evento contribuirá para a formação de estudantes de enfermagem, educação permanente de enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, na temática central eleita para o evento. Do mesmo modo, constitui-se em espaço de formação política dos profissionais de enfermagem para o exercício do controle social de políticas públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e da importância do seu engajamento nos movimentos sociais e da profissão.
Para conduzir os debates, as reflexões e a formulação de proposições para a prática profissional, faz-se necessário resgatar as experiências nacionais e internacionais de Enfermagem, na sua perspectiva interdisciplinar, no espaço do 3º SITEn, norteados pelos seguintes objetivos:
- Discutir os princípios epistemológicos da biossegurança como tema transversal ao processo de trabalho, a organização profissional, as condições de trabalho da enfermagem, bem como sua inclusão nas políticas públicas de saúde e institucionais.
- Identificar as perspectivas e os avanços da aplicação dos princípios da biossegurança nos espaços de trabalho da enfermagem, com vistas a proteção dos trabalhadores, das pessoas, dos grupos sob os cuidados da enfermagem e do meio ambiente.
- Estabelecer ações propositivas e implicações relativas ao desenvolvimento de práticas seguras de cuidado às pessoas, grupos, coletividades e meio ambiente.
Diante disso, os eixos temáticos propostos são:
I – Biossegurança como tema transversal ao processo de trabalho, a organização profissional e as condições de trabalho da enfermagem, em sistemas universais de saúde.
II – Perspectivas e avanços inerentes à aplicação dos princípios da biossegurança nos espaços de trabalho da enfermagem.
III – Proteção do meio ambiente, dos trabalhadores e das pessoas, grupos e coletividades assistidas pela Enfermagem.
IV – Ações propositivas e implicações ético-legais aplicáveis às práticas seguras de cuidado às pessoas, grupos, coletividades e meio ambiente.
Trata-se de um evento de cunho provocativo, reflexivo e propositivo visando ampliar as discussões à luz das experiências nacionais e internacionais do trabalho de enfermagem. Do mesmo modo, contribuir para a formulação de novas ações e políticas públicas voltadas à saúde e segurança do trabalhador, à organização do trabalho, a qualidade da assistência, a proteção do meio ambiente.