SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518

SENADEn

“A busca por uma política de educação e formação profissional em enfermagem tem sido um processo historicamente protagonizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-Nacional), nos diferentes períodos da institucionalização da profissão no Brasil. E esta sua condição de referência nacional para as questões educacionais, de modo muito particular, impõe responsabilidades e desafios junto à categoria e a outros segmentos sociais e da saúde, na condução de um processo que busca elevar a qualidade do ensino e da produção técnico-científica, política e ética da enfermagem brasileira. Tal exigência impulsiona avanços na construção social de um novo conhecimento, orientado por um projeto político-profissional que reconheça outros saberes, novas formas de fazer e de compreender a complexidade dos contextos, e mais que isto, que contemple a articulação entre educação e trabalho, que compreenda a prática pedagógica como impulsionadora do novo modo de pensar e fazer a educação, e que seja capaz de construir projetos educacionais comprometidos com a sociedade e com a formação de sujeitos sociais”. (Moura et al, 2006).

Desde a sua fundação em 1926 e depois de inúmeras incursões históricas no mundo da educação, a ABEn resolveu criar o Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEn), “como um espaço para a definição de políticas de educação, para todos os níveis da enfermagem e para o desenho de estratégias que viabilizassem essas políticas, numa articulação da ABEn com as escolas, em seus espaços de atuação, dando suporte à sua representação junto aos órgãos oficiais de educação e saúde” (Moura et al, 2006). Assim, em 1994, a Diretoria de Educação da ABEn Nacional propõe e organiza o 1º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem no Brasil (1º SENADEn), no Rio de Janeiro, entre 02 e 06 em maio. “Dessa forma a enfermagem brasileira cria mais um espaço estruturante e que representa, não só um marco na historia do desenvolvimento da educação em enfermagem, mas, uma decisiva contribuição para a área da educação em saúde”. (Moura et al, 2006)

De lá para cá, a cada dois anos, a enfermagem brasileira se reúne para cumprir o compromisso histórico com a formação e a qualificação de quadros para a profissão. Neste Portal encontram-se os Anais das edições de 2014 em diante. A partir de 2018, o evento foi realizado concomitantemente ao SINADEn.

 

Referência

Moura A; Liberalino FN; Silva FV; Germano RM; Timóteo RPS. SENADEn: expressão política da Educação em Enfermagem. Rev Bras Enferm 2006; 59(esp): 442-53

SINADEn

Telma Ribeiro Garcia*

No âmbito dos serviços e ações de saúde, a Enfermagem é uma interlocutora imprescindível e um componente crítico no processo de produção, armazenamento e utilização de informações, tendo por meta, entre outras possíveis, a tomada de decisões clínicas; a avaliação da qualidade da assistência, do ensino e da pesquisa na área; e o gerenciamento do cuidado de enfermagem em seus aspectos humanos, ambientais e materiais.

O Conselho Internacional de Enfermeira(o)s – CIE considera três elementos da prática de Enfermagem como sendo essenciais e, em vista disso, indissociáveis da documentação: os julgamentos sobre determinadas necessidades humanas (diagnósticos de enfermagem); o que é feito para influenciar positivamente os diagnósticos sobre as necessidades humanas (ações ou intervenções de enfermagem), para produzir resultados sensíveis às ações ou intervenções de enfermagem (resultados de enfermagem).

Por seu turno, ao longo de sua história, a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn Nacional - tem ressaltado a responsabilidade ética e legal dos profissionais em operacionalizar e documentar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e, nesse domínio, o Processo de Enfermagem (PE), entendidos como instrumentos teórico-metodológicos inerentes ao processo de cuidar e ao direito do cidadão e usuário a cuidados de enfermagem de qualidade, ou seja, seguros, dignos, sensíveis, competentes e resolutivos.

Como forma de garantir um espaço para intercâmbio e socialização do conhecimento sobre SAE e PE no âmbito do ensino, da assistência, da gerência e da pesquisa de Enfermagem, a ABEn Nacional tem promovido, regularmente, o Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem – SINADEn, evento esse que teve seu início vinculado a Grupos de Interesse em Diagnóstico de Enfermagem (GIDE), responsáveis, respectivamente, pela organização do I SINADEn, em 1991 – GIDE São Paulo; e do II SINADEn, em 1992 – GIDE Paraíba.

A partir de 1996, o SINADEn passou a fazer parte dos eventos oficiais da ABEn Nacional, sob a responsabilidade da Diretoria de Assuntos Profissionais. Hoje, segundo o Estatuto Social em vigor, compete à Diretoria de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem, em articulação com a Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem, coordenar a organização e a realização desse evento.

 

* Coordenadora da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem
Gestão 2016-2019





Senaden - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
© Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech