ISSN: 2316-4271

Apresentação

A JORNADA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM GERONTOLOGICA

E SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA

Angela Maria Alvarez
Coordenadora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem, gestão 2010-2013.
Presidente Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem, gestão 2013-2016.

A Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica nasceu com o nome de Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, no ano de 1996, na cidade de Florianópolis (SC), para congregar os primeiros enfermeiros interessados em discutir a atenção à pessoa idosa. Já à época, uma corrente acadêmica forte e bem sustentada defendia a interdisciplinaridade como princípio para a assistência a esse grupo geracional. Esse fundamento se consolidou ao longo das décadas, no entanto, cabia à enfermagem definir seu espaço e sua própria especificidade, ou seja, responder a questão sobre o que seria no Brasil uma enfermagem pautada no cuidado à pessoa idosa. Qual seria a essência desse trabalho? Assim, o tema central da I Jornada foi O cuidado como essência da Enfermagem Geriátrica e Gerontológica.

Para desenvolver essa temática a enfermeira professora doutora Lucia Hisako Takase Gonçalves, líder do Grupo de Estudo sobre Saúde de Pessoas Idosas do Programa de Pós-graduação de Enfermagem, apoiada pelo Núcleo Interdisciplinar de Assistência, Ensino e Pesquisa Geriátrica do Hospital Universitário e pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade, todos da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Santa Catarina, buscou compor uma programação olhando a pessoa idosa por meio da ciência, da tecnologia, arte, ética e estética da enfermagem para discutir a essência do cuidado.

A II Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica foi realizada em Foz do Iguaçu (PR), em 1998, como evento paralelo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e teve como temática A especificidade da enfermagem gerontológica.  Na III Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, em Salvador (BA), no ano 2000 discutiu-se A formação de recursos humanos e a expansão da especialidade.

Na IV Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, em Santos (SP), em 2002, evento também paralelo ao da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, discutiu-se A questão dos cuidadores leigos de idosos e suas implicações para a enfermagem

A V Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica foi realizada em Florianópolis (SC), em 2004, tendo como tema O cuidado do idoso contemporâneo. Pela primeira vez foi promovida por uma Seção da ABEn, a Seção Santa Catarina, com o apoio do mesmo grupo da primeira Jornada, agora ampliado e mais experiente. Os organizadores e participantes dessa Jornada protagonizaram um movimento para criar, um grupo de interesse em Enfermagem Gerontológica no âmbito da ABEn Nacional. Seguiram-se reuniões do grupo de interesse nos eventos da ABEn Nacional que ocorriam em todo o país, para propagar a necessidade de organizar a especialidade.

 

 

 

A VI Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica ocorreu em Ribeirão Preto (SP), em 2006, sob o tema A Fragilidade da Vida e os Desafios da Longevidade

A VII Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica foi organizada pela ABEn Seção Rio Grande do Sul, em 2008, e ocorreu em Porto Alegre (RS). O tema foi Os desafios da formação especializada de enfermagem na atenção ao idoso.

Por ocasião do 15o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, no Rio de Janeiro (RJ), em junho de 2009, os enfermeiros e estudantes de enfermagem, que ao longo dos anos se congregaram em torno das jornadas, propuseram formalmente à Diretoria da ABEn Nacional a criação do Departamento de Enfermagem Gerontológica. A proposta foi analisada e acatada pelo Conselho Nacional da ABEn (CONABEn), em reunião na cidade de Fortaleza (CE), durante o 60º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Assim, foi criado o Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica, pela Resolução CONABEn Nº 001/2009. Entre suas competências, está a de assumir e promover bienalmente a Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica.

A VIII Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica aconteceu em 2010, no Rio de Janeiro, sob coordenação da ABEn Seção Rio de Janeiro. O tema central foi: Os desafios da enfermagem na assistência integral do idoso. Durante o evento, foi empossado o primeiro grupo coordenador do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica e a partir daí as Jornadas passaram a ser promovidas pela ABEn Nacional e realizadas por suas Seções.

 

Em 2012, a 9ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica foi realizada em Fortaleza (CE), sob a coordenação do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn  Nacional e realizada pela ABEn Seção Ceará. Neste evento, o tema foi A interface do cuidado de enfermagem com as políticas de atenção ao idoso.

Neste mesmo ano, o Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn Nacional, após ouvir seus pares, determinou que as próximas Jornadas deveriam ser chamadas de Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica e, assim, a décima edição foi realizada na cidade de Curitiba (PR), em 2015, pela ABEn Seção Paraná. 

 

10ª JBEG

 

 

Na 10ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica, o Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn Nacional realizou a primeira Prova de Título de Especialista em Enfermagem Gerontológica do país.

 

No ano de 2017, a 11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica foi assumida pela ABEn Seção Minas Gerais, com o tema Diferentes maneiras de envelhecer – experiências e perspectivas para enfermagem. Neste evento, foi realizado a segunda Prova de Título de Especialista em Enfermagem Gerontológica.

A Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica consolidou-se como um evento da especialidade, que institucionalmente é organizada pela ABEn Nacional, em parceria com suas Seções. Congrega profissionais e estudantes para divulgar os avanços da área e compartilhar experiências de estudos e pesquisas sobre o envelhecimento humano. Além disso, objetiva debater as implicações desses avanços para a integralidade do cuidado e os desafios para a formação e prática profissional, integrando os aspectos éticos e estéticos que permeiam o cuidado de enfermagem.





JBEG - Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica
© Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech