ISSN: 2316-4271

Apresentação

A JORNADA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM GERONTOLOGICA

Segundo Alvarez et al. (2013), em artigo científico sobre a criação do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem, as autoras descrevem o processo de organização do grupo de interesse junto à ABEn a partir de um de um grupo de enfermeiros docentes e assistenciais e de discentes, que desde o ano de 1996 realizou a primeira jornada, que posteriormente foi incorporada ao calendário de eventos da ABEn.

“Nos grupos de pesquisa e cursos de pós-graduação registra-se um movimento na trajetória histórica de busca por avanços da especialidade por meio de um evento científico regular, a Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica. A primeira ocorreu em 1996, em Florianópolis, SC, idealizada pelo Grupo de Estudo sobre Saúde de Pessoas Idosas – GESPI do Programa de Pós-graduação de Enfermagem, e apoiada pelo Núcleo Interdisciplinar de Assistência, Ensino e Pesquisa Geriátrica do Hospital Universitário e pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade, todos da Universidade Federal de Santa Catarina e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina. A temática desenvolvida nessa Jornada referiu-se a ciência, tecnologia, arte, ética e estética da enfermagem, confluindo para o envelhecimento humano.  Desde então esse evento passou a ser realizado bienalmente e em diferentes regiões do país, organizado por outros grupos de estudo e por docentes, pesquisadores e enfermeiros ligados à área. A II Jornada, em Foz do Iguaçu, teve como temática de discussão a especificidade da enfermagem gerontológica.  Na III Jornada, em Salvador, BA, discutiu-se a formação de recursos humanos e a expansão da especialidade. Na IV Jornada, em Santos, discutiu-se a questão dos cuidadores leigos de idosos e suas implicações para a enfermagem.  A V Jornada voltou a ser realizada em Florianópolis, tendo como tendo como O cuidado do idoso contemporâneo. Pela primeira vez foi realizada por uma Seção da ABEn, a Seção Santa Catarina, com o apoio do mesmo grupo da Jornada inicial, agora ampliado e já bem mais experiente. Os organizadores e participantes dessa Jornada protagonizaram um movimento para criar, no âmbito da ABEn Nacional, um grupo de interesse em Enfermagem Gerontológica. Dali, seguiram-se reuniões do grupo de interesse nos muitos eventos da ABEn que ocorriam em todo o país, para propagar entre os abenistas a necessidade de organizar a especialidade.  Continuando, a VI Jornada ocorreu em Ribeirão Preto e discutiu a Fragilidade da Vida e os Desafios da Longevidade.  Já a VII Jornada foi organizada pelas enfermeiras da ABEn Seção Rio Grande do Sul e ocorreu em Porto Alegre, na qual se discutiram os desafios da formação especializada de enfermagem na atenção ao idoso. Em 2010, a VIII Jornada é organizada pelas enfermeiras da ABEn – Seção Rio de Janeiro para discutir os desafios da enfermagem na assistência integral do idoso. E, por fim, em 2012 a IX Jornada foi realizada em Fortaleza, já sob a coordenação do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica  da ABEn  e realizada pela ABEn Seção Ceará.” 

No ano de 2015 a 10 Jornada foi realizada pela ABEn Paraná sob a coordenação do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn Nacional e nesta edição realiza-se a 1a. Prova de Título de Especialista em Enfermagem Gerontológica do país.

Referencia
Alvarez AM, et al. Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem.  Rev Bras Enferm. 2013;66(esp):177-81.





JBEG - Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontol?ica
?Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech