|
:: Notícias e destaques
CARTA DE MACEIÓ (AL), 06 de outubro de 2011
63º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM
ABEn no exercício do controle social: Inclusão, justiça social e defesa do SUS!
A Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, no ano que se inicia as comemorações dos 85 anos de sua existência, reuniu a comunidade científica de Enfermagem e usuários do SUS durante o 63o Congresso Brasileiro de Enfermagem – 63o CBEn, no Centro de Convenções Ruth Cardoso na cidade de Maceió, Alagoas, para abordar o tema Re(criação) e Inovação do Cuidado de Enfermagem, com um saldo extremamente positivo.
Maceió transformou-se na capital da Enfermagem brasileira durante quatro dias e neste período o que vimos foi uma profusão de temas sendo discutidos nas áreas da formação, valorização profissional, atenção básica, participação/controle social, gestão, educação permanente, pesquisa, a transformação do conhecimento em ação e a assistência. O cuidado na Enfermagem foi o grande foco de todos os trabalhos.
Circularam pelo 63º CBEn mais de 4.000 pessoas, dentre as quais 3927 congressistas, que puderam conferir 15 mesas redondas, 16 oficinas, 8 cursos, 15 reuniões de grupos de interesse, Tenda Paulo Freire, Espaço Criatividade, Feira de Exposição Tecnológica, 23 mini-palestras, 16 mesas “Como eu faço”, 3 palestras e 7 conferências. Tivemos conferencistas internacionais do Canadá, Chile e Argentina. Foram apresentados 472 trabalhos em comunicação coordenada, 1600 pôsteres, 213 trabalhos inscritos para prêmios oferecidos pelas organizações e instituições de ensino de Enfermagem; 13 trabalhos foram selecionados para a III Mostra de Experiências da Saúde da Família, sendo três premiados.
O 63o CBEn apresenta a contribuição da Enfermagem Brasileira para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, cujo tema é “Todos usam o SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.
Os participantes do 63o CBEn, considerando que a produção do cuidado de Enfermagem abrange profissionais, ciência, tecnologias e inovações visando ao atendimento das necessidades em saúde das populações dos territórios, ratificaram total adesão e compromisso para com a consolidação do Sistema Único de Saúde, com seus princípios de equidade, integralidade e participação/controle social.
Além disso, defendem a não-precarização do trabalho dos profissionais de enfermagem nas redes de atenção à saúde, lutando por melhores condições de trabalho e remuneração. Assim, apoiam a iniciativa conjunta das organizações de Enfermagem (ABEn, COFEN e FNE) e outras do movimento social na luta pela conquista de melhores condições de trabalho, piso salarial, regulamentação do repouso noturno, entre outras bandeiras defendidas pela categoria. Teve especial destaque a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para todos os trabalhadores de enfermagem, articulada com o parlamento brasileiro, os órgãos de governo, sob o bandeira do “Fórum Nacional 30 horas já: Enfermagem unida por um objetivo”, por ser justa, salutogênica e equânime.
A carta abordou a educação em Enfermagem, a requalificação da força de trabalho de Enfermagem; a necessidade de o Estado brasileiro manter vigilância constante sobre a qualidade dos profissionais nos seus campos de trabalho; a necessidade de fortalecimento das ações de proteção aos grupos sócias fragilizados (índios, negros, minorias desassistidas, moradores de rua, consumidores de drogas) e a necessidade de fortalecimento dos programas de redução de danos. A carta também registra a parceria firmada com a Associação de Enfermeiras Registradas de Ontário, Canadá (Registred Nurses’Association of Ontário - RNAO), para a tradução, adaptação e disseminação do Guia de Boas Práticas Clínicas.
A Carta de Maceió apresenta um conjunto de propostas da Enfermagem para a XIV Conferência Nacional de Saúde, entre elas: a extinção imediata da atuação de OS/OSCIP e outras denominações de organizações semelhantes na gestão do SUS; Re-afirmação da luta pela aprovação da Lei 2295/2000; instalação imediata do PCCS para o SUS; criação de política de valorização para os trabalhadores da atenção básica; fiscalização e controle do funcionamento das instituições de atenção aos idosos; proteção para crianças e adolescentes e fortalecimento das ações contra qualquer tipo de exploração sexual; entre outras. |
|
|
:: Notícias e destaques
 |
CARTA DE MACEIÓ (AL)
06 de outubro de 2011
63º CBEn -
ABEn no exercício do controle social: Inclusão, justiça social e defesa do SUS!
Clique aqui » |
Cartas e Moções elaboradas por ocasião do 63º CBEn
Clique aqui »
Confira a lista dos trabalhos premiados no 63º CBEn
Clique aqui »

Oficina de sensibilização em DST/AIDS lota auditório no último dia do 63º CBEn
Clique aqui »
Boletim do Congresso - 06/10
Clique aqui »
Boletim do Congresso - 05/10
Clique aqui »
Boletim do Congresso - 04/10
Clique aqui »
Boletim do Congresso - 03/10
Clique aqui »

Formação, exercício profissional da Enfermagem e "novas profissões"
Clique aqui »

ABEn assina Termo de Cooperação Técnica internacional para implantar Guias Clínicos nas práticas da Enfermagem
Clique aqui »
Vice-presidente da ABEn, Helga Regina Bresciani, concedeu entrevista sobre o 63º CBEn no programa Gazeta Comunidade da Rádio Gazeta AM
Clique aqui e confira »
ENTREVISTA NO BOM DIA ALAGOAS

A presidente da ABEN, Ivone Cabral, concedeu entrevista nesta segunda-feira, 3, para a TV Gazeta de Alagoas - afiliada Rede Globo. Durante a entrevista, a presidente falou sobre a abertura do 63º CBEn, o PL das 30 horas, sobre o processo de formação e qualificação.
Clique aqui e confira »
63º CBEn é destaque no jornal Tribuna Hoje
Clique aqui e confira »

Congresso destaca Fórum Nacional 30 Horas Já e pesquisa sobre perfil da Enfermagem
Clique aqui »
Presidente da ABEn, Ivone Evangelista Cabral, e presidente da ABEn-AL, Regina Santos, falam na Rádio Educativa FM
Confira aqui a entrevista »
Convite Jantar de Adesão
Clique aqui para ver »
Programação Espaço Criatividade
Clique aqui para ver »
O Guerreiro Treme Terra de Alagoas
Clique aqui »
Gastronomia Alagoana
Clique aqui »
Regimento 63º CBEn
Clique aqui para baixar »
Tenda Paulo Freire no 63º CBEn
Clique aqui »
Passeio pelo Centro de Maceió
Clique aqui »
Passeio na orla
Clique aqui »
63º CBEn terá Espaço Beleza
Clique aqui »
III MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS DE ENFERMAGEM EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE/SAÚDE DA FAMÍLIA
Clique aqui »
63º CBEn é destaque no Portal do Ministério da Saúde
Clique aqui e leia mais »
Espaço Criatividade
Clique aqui e leia mais »
FIQUE DE OLHO: Inscrições de trabalhos terminam em julho
Clique aqui e leia mais »
Pedido de cursos e lançamento de livro
Clique aqui e leia mais »
Cultura rica e preservada
Clique aqui e leia mais » |
:: Inscrições para atividades
Cursos e Oficinas
Inscrições Encerradas!
Lançamento de Produções
Inscrições Encerradas!
Reunião de Grupo de Interesse
Inscrições Encerradas! |
:: Como chegar
Tenha acesso a fotos do local do evento e mapa da região no Google Maps.
Clique aqui » |
:: Fale consoco
Win Central de Eventos
Rua 53, nº 58 Jd. Goiás
CEP 74810-210, Goiânia-GO
Fone: (62) 3241-3939
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br
ABEn-AL e SINEAL
Rua 1º de Maio, 194 - Prado
CEP 57010-369, Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3221-7942 |
|
 |
|