Michael R. Scotch
CERTIFICADOS E ANAIS
Clique aqui e emita o seu Certificado.
Clique aqui para ver os anais.
É com alegria e satisfação que a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn - Seção Maranhão se prepara para receber e acolher os participantes do 5º SENABS, a ser realizado no período de 05 a 08 de julho de 2016, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão. Alegria por aproximar a Enfermagem maranhense da Enfermagem Brasileira. Satisfação ao vislumbrar oportunidades de novos contatos, novas experiências, saberes e práticas que definem e delimitam as Diretrizes da Enfermagem na Atenção Básica em Saúde.
O 5º SENABS será produto de motivações e inquietações profissionais e acadêmicas da Enfermagem da Atenção Básica mediadas pela responsabilização da profissão com a saúde dos grupos populacionais e com a família em seu contexto natural – a comunidade. Com esta assertiva destacamos a importância da Enfermagem e de todas as demandas advindas dessa área do conhecimento para a saúde da população. Por isso, precisamos pensar grande e alto quando falarmos de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde, pois somos e seremos capazes, com competência, compromisso técnico, ético e reflexivo mudar indicadores e promover saúde. Somos dentre os profissionais da saúde os que mais se aproximam da família e da comunidade como unidades de cuidados, sobretudo, porque temos compromisso com o desenvolvimento pessoal, com o conhecimento, com a crítica, com a intervenção em grupos sociais, portanto, com o desenvolvimento social da profissão.
Assim desejamos que profissionais de Enfermagem de todos os estados da Federação e convidados nacionais e internacionais venham participar do V SENABS, pois a ABEn – MA encontra-se mergulhada no compromisso de apresentar programação científica minuciosamente construída para atender às necessidades da Enfermagem para o cuidado competente, efetivo e eficaz na Atenção Básica em Saúde.
As “Competências e Praticas para o Cuidado em Saúde”, enquanto temática central do 5º SENABS, será amplamente discutida em diferentes metodologias (conferências, mesas redondas, oficinas, cursos, rodas de conversas, encontro de convivências e apresentação de trabalhos) articuladas com reuniões em grupos de interesse e práticas exitosas da Enfermagem em contexto profissional.
Será também oportunidade para apresentar a riqueza cultural do Maranhão nas suas mais diversas manifestações
Comissão Executiva
DIRETORIA DA ABEn NACIONAL
GESTÃO: 2013 - 2016
Presidente - Angela Maria Alvarez
Vice-presidente - Lucília de Fátima Santana Jardim
Secretária geral - Zulmira Maria Barroso da Costa
Primeira secretaria - Juliana Garcez
Tesoureira - Juliana Vieira de Araujo Sandri
Segunda tesoureira - Maria Aparecida Santana
Diretora de Educação - Elizabeth Teixeira
Diretora de Assuntos Profissionais - Marco Antonio Gomes Brandão
Diretora Científico-Cultural - Margarita Ana Rubin Unicovsky
Diretora de Publicações e Comunicação Social - Maria Márcia Bachion
Diretora do CEPEn - Regina Aparecida Garcia de Lima
Conselho Fiscal - Maria Geralda Gomes Aguiar
Sheila Saint-Clair da Silva Teodósio - Sônia Acioli
DIRETORIA DA ABEn - SEÇÃO MARANHÃO
GESTÃO 2013 – 2016
INTEGRAR PARA CRESCER
Presidente - Luis Fernando Bogéa Pereira
Vice-Presidente - Claudia Teresa Frias Rios
Secretária Geral - Mónica Andréa Miranda Aragão
Primeira Secretária - Elza Lima da Silva
Primeiro Tesoureiro - Danilo Marcelo Araujo dos Santos
Segunda Tesoureira - Giuliane Ferreira Lopes dos Santos
Diretora de Educação - Nilza Bezerra Pinheiro da Silva
Diretora Científico - Cultural - Márcia Raquel Lima Amaral
Diretora de Assuntos Profissionais - Maria de Lourdes Carvalho
Diretor de Publicação e Comunicação Social - Aurean D’ça Junior
Diretora do CEPEn - Francisca Georgina Macedo de Sousa
Conselho Fiscal
Marinese Herminia Santos
Cynthia Griselda Castro Viegas
Josenilda Catão Constantino
COMISSÃO EXECUTIVA
Presidente - Angela Maria Alvarez
Vice Presidente e Coordenaçao Local - Luis Fernando Bogéa Pereira
Coordenaçao Nacional - Carmen Cristina Moura
Subcomissão de Temas e Documentação
Coordenação: Dra. Francisca Georgina Macedo de Sousa
Membros:
Dra. Ana Hélia de Lima Sardinha
Dra. Arlene de Jesus Mendes Caldas
MsC. Daniel Lemos Soares
MsC. Danilo Marcelo Araujo Santos
MsC. Dennyse Cristina Macedo Alves
Dra. Dorlene Maria Cardoso de Aquino
Dra. Elba Gomide Mochel
Dra. Lucia Holanda Lopes
MsC. Flávia Danyelle Oliveira Nunes
Dr. Italo Rodolfo Silva
MsC. Lidiane Andreia Assunção Barros
MsC. Luciana Fernandes Palacio Cabeça
Dra. Luzinea de Maria Pastor Santos
Esp. Nayana Fontenelle Xerez
Dra. Sirliane Souza Paiva
Subcomissão de Secretaria
Coordenação: Dra. Andrea Cristina Oliveira Silva
Membros:
Dra. Eremita Val Rafael
MsC. Giulianne Ferreira Lopes dos Santos
MsC. Heloisa Rosário Furtado Oliveira Lima
Esp. José Maria Freitas Filho
Dra. Liscia Divana Pacheco Carvalho Silva
Esp. Luzimar Rocha do Vale Freitas
MsC. Margarth Claudino de Galiza Barbosa
Dra. Patricia Ribeiro Azevedo
Esp. Vandiel Barbosa Santos
Subcomissão de Recepção, Hospedagem e Transporte
Coordenação: Dra. Flávia Baluz Bezerra de Farias Nunes
Membros:
MsC. Aline Santos Furtado Campos
Dda. Amanda Namibia Pereira Pasklan
Mtda. Ana Caroline Silva Caldas
MsC. Ariane Cristina Ferreira Bernardes
MsC. Francisca das Chagas Gaspar Rocha
MsC. Francisca Maria Ferreira Noronha
Dra. Ilana Mirian Almeida Felipe da Silva
MsC. Isabela Bastos Jacome de Souza
MsC. Rosangela Almeida Rodrigues de Farias
MsC.Valéria da Silva Ribeiro
Esp. Wiliane Maria Coutinho Bezerra
Infraestrutura
Coordenação: Dra. Poliana Pereira Costa Rabelo
Membros:
Dr. Aurean D’Eça Junior
Dra. Claudia Teresa Frias Rios
MsC. Marinese Hermínia Santos
MsC. Marinete Diniz
Dda. Nilza Bezerra Pinheiro da Silva .
MsC. Rafael de Abreu Lima
Finanças e captação de recursos
Coordenação: Josan Alcantara Oliveira
Membros:
MsC. Daiana Dourado
MsC. Tatiana Elenice Cordeiro Siqueira
Universidade Federal do Maranhão.
Para se inscrever no evento clique no botão ou no link abaixo:
https://senabs.imkeventos.com.br/inscricoes/#/
VALORES PARA ASSOCIADOS ABEn
INSCREVA-SE
VALORES PARA NÃO ASSOCIADOS ABEn
PACOTES PROMOCIONAIS PARA GRUPOS
Aproveite a super condição que a comissão organizadora preparou para você e seus amigos participarem desse evento. Para inscrições de grupos com 05 pessoas o valor da inscrição terá desconto de 10% e para grupos de 10 pessoas o valor da inscrição terá desconto de 15%.
Não perca essa oportunidade e faça já sua inscrição.
ATENÇÃO: Essa promoção é válida somente para grupos com a quantidade de pessoas acima informada!
Procedimentos para solicitação do desconto em grupo:
1º Passo - Todos os integrantes do grupo devem se inscrever no sistema do evento e não gerar boleto bancário;
2º Passo - O responsável pelo grupo deverá enviar para a empresa organizadora Win Eventos no email (eventos.go1@wineventos.com.br) a listagem das inscrições com os nº de inscrição gerado pelo sistema;
3º Passo - Será gerado o desconto no boleto de cada participante do grupo e enviado para o responsável pelo grupo;
4º Passo - A empresa organizadora Win Eventos registrará os pagamentos e confirmará para o responsável do grupo as inscrições.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO DE INSCRIÇÃO
Somente farão jus a devolução do valor de inscrição pago, aqueles pedidos formalmente encaminhados por email (eventos.go2@wineventos.com.br), dentro do prazo de até 30 dias antes da realização do evento. As devoluções seguirão os seguintes critérios, conforme o quadro neste link.
Programação completa do Evento: |
Programação Tenda Paulo Freire: |
O tema Central do 5º SENABS definido como “Enfermagem na Atenção Básica: Competências e Práticas para o Cuidado em Saúde”, servirá de eixo orientador para todas as atividades do evento. Tendo como eixos temáticos:
Competências da Enfermagem para o Cuidado na Atenção Básica em Saúde nas diferentes fases do ciclo da vida
Competências Gerenciais do Enfermeiro na Atenção Básica em Saúde
Formação em Enfermagem por Competências: avanços e perspectivas para atuação na Atenção Básica de Saúde
Prática Avançada de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde
Passo a Passo para Inscrição no Pré-congresso:
1º Passo - Acesse o site do evento (portal.eventosaben.org.br/5senabs)
2º Passo - Clique em Inscrições e depois no botão "Inscreva-se"
3º Passo - Na parte superior da página clique em "Acompanhar Inscrição"
4º Passo - Coloque "Login" e "Senha" recebidos no email após o cadastro da inscrição
5º Passo - Clique em "Pré-congresso" e seguida no botão "Realizar Inscrição"
6º Passo - Marque a opção desejada e clique em "Finalizar Inscrição"
Confira as grades de trabalhos!
Sessão Comunicação Coordenada | Pôster | Sessão Práticas Exitosas |
DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 20 de junho de 2016 (Última prorrogação)
Normas para inscrição de trabalhos
Os trabalhos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo simples (150 a 300 palavras) ou resumo expandido (1.000 a 1.200 palavras). Qualquer que seja a modalidade escolhida, a totalidade de palavras do resumo incluirá título, introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão, contribuições/ implicações para a Enfermagem e referências (no máximo cinco 5 no estilo Vancouver).O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa utilizando fonte Arial 11; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda – 3,0 cm, margens inferior e direita – 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros no resumo.
O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas e em negrito, com recuo de 2 cm da margem esquerda e centralizado. Na linha seguinte, deverá constar nome(s) completo do(s) autore(s) (no máximo 6 autores), sublinhando-se o nome do relator. Ao final do texto, deverão ser incluídos três descritores (DECs Bireme - http://decs.bvs.br/). Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos, os autores deverão escolher um dos eixos temáticos do evento:
a) Competências da Enfermagem para o Cuidado na Atenção Básica em Saúde nas diferentes fases do ciclo da vida
b) Competências Gerenciais do Enfermeiro na Atenção Básica em Saúde
c) Formação em Enfermagem por Competências: avanços e perspectivas para atuação na Atenção Básica em Saúde
d) Prática Avançada de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde
e) Políticas de Saúde na Atenção Básica: desafios para a Enfermagem contemporânea
No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e o endereço eletrônico válido do relator para possíveis contato da organização do evento.
É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação. O relator inscrito na categoria de Associado da ABEn deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato pdf ou jpeg, de quitação da anuidade de 2016, juntamente com o resumo.
Cada relator poderá submeter até dois trabalhos. O relator poderá optar pela forma de apresentação do trabalho: Sessão Pôster, Sessão de Comunicação Oral ou Sessão Práticas Exitosas. Entretanto, a Comissão de Temas e documentação poderá, segundo critérios de avaliação do mérito cientifico por pares, redirecionar a forma de apresentação.
Modalidade de Trabalhos Científicos
A apresentação de trabalhos científicos no 5º SENABS será organizada em três (03) modalidades: Sessão Pôster, Sessão Comunicação Oral e Sessão Práticas Exitosas. Os trabalhos submetidos podem ser de pesquisa, extensão, relato de experiência produto de Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação ou Especialização), Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e outras pesquisas cientificas em partes ou na sua totalidade ou a descrição de atividades de intervenção nos diversos contextos da prática profissional (assistência à saúde; práticas de cuidado; educação; formação profissional; gestão e gerenciamento de servisços em saúde e enfermagem):
a) Comunicação Coordenada: esta modalidade se destina, exclusivamente, a apresentação de resultados de Teses, Dissertações, Iniciação Científica e de pesquisas concluídas e serão organizadas a partir dos eixos temáticos do V SENABS. O tempo de apresentação será de 10 minutos. Os trabalhos serão apresentados na forma oral utilizando dispositivo de multimídia (data show). Cada sessão coordenada será conduzida por um coordenador que deverá identificar os relatores na platéia, cronometrar o tempo de exposição e as discussões de cada bloco;
b) Pôster Dialogado: esta modalidade destina-se à apresentação de projetos de pesquisas concluídas (estudos de caso, pesquisas bibliográficas, relatos de experiência e outros) de acordo com os Eixos Temáticos do V SENABS. Os pôsteres deverão ser confeccionados a partir das seguintes dimensões: 1,20 cm de altura e 90 cm de largura. Utilizar fonte igual ou maior a 40 para permitir a visualização a 2 metros de distância. Os trabalhos serão apresentados na forma oral/visual pelo relator, em local destinado pela organização do evento. Os relatores serão informados sobre o dia, a hora e o número do painel que deverá ser fixado o pôster. Cada grupo de pôsteres haverá um avaliador;
c) Sessão Práticas Exitosas: para esta modalidade deverão ser submetidos resultados de intervenções/práticas do processo de cuidado a pessoas individualmente, a grupos específicos, a família ou a comunidade; intervenção ou práticas na gestão e no gerenciamento dos serviços de saúde ou de enfermagem; intervenção ou práticas na educação e formação dos profissionais da enfermagem. Os autores deverão descrever o problema que mereceu a intervenção, o desenvolvimento e os resultados da mesma. Todos os trabalhos inscritos nessa modalidade serão apresentados na modalidade oral com auxilio de equipamento multimídia (data show). Haverá para cada sessão um coordenador que conduzirá a relatoria e discussão dos trabalhos.
Notas Técnicas
a) Para a Sessão Coordenada e de Práticas Exitosas os autores deverão apresentar ao Coordenador da Sessão o arquivo com os slides em PowerPoint 5 minutos antes do horário do início da apresentação. Ambas as sessões o tempo máximo de apresentação será de 10 minutos;
b) A Comissão de Temas somente avaliará os trabalhos que estiverem dentro das normas descritas acima;
c) Os trabalhos, depois de submetidos, não poderão sofrer alteração. Portanto, os autores e o responsável pela submissão deverão estar atentos e conferir o arquivo correto antes de anexá-lo no sistema;
d) Os certificados dos trabalhos serão fornecidos aos relatores que efetivamente compareceram e apresentaram na Sessão ao qual foi inscrito. Os certificados estarão disponíveis online em arquivo PDF, no mesmo link de inscrições 20 dias após a realização do evento e ficarão disponíveis até 120 dias após término do evento. Após esse período será cobrada a taxa de R$ 50,00 por certificado.
Normas para lançamento de publicações:
Serão aceitas publicações inéditas, cientificas ou de ficção, nos diferentes formatos: cd rom, dvd, livro, revistas, material educativo entre outros.
a. As obras podem versar sobre o tema central e/ou estarem relacionadas ao ensino, pesquisa e trabalho em saúde e em enfermagem;
b. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento ou a editora da obra ser expositora no evento;
c. A Comissão de Temas analisará as solicitações, decidirá pela sua aceitação e notificará o autor do aceite.
Ao inscrever-se o solicitante deverá informar o seguinte: Nome da obra; Nome completo dos autores; Comprovante de inscrição do autor e/ou editora no evento; Resumo da obra; Capa e sumário do livro; Ano de lançamento; Endereço e telefone do responsável pelo lançamento; Declaração de ineditismo da obra por um dos autores em eventos nacionais de enfermagem. A listagem geral das obras selecionadas, informando a data, horário e local do lançamento, será divulgada na última versão da programação final do evento, que ficará disponível no site.
OBSERVAÇÃO: A proposição de cursos/oficinas, grupos de interesse e lançamento de publicações cientificas (livros, revista, mídia eletrônica) deve ser feita até 05/06/2016. Resultado das proposições aceitas pela Subcomissão de Temas e documentação até 20/06/2016. As inscrições de trabalhos científicos devem ser feitas até 05/06/2016. Resultado dos aceites pela Subcomissão de Temas e Documentação até 25/06/2016.
Promoção e Realização: |
|
Apoio: | Organização: | |
5º SENABs |
COMISSÃO
LOCAL
PROGRAMAÇÃO
TRABALHOS CIENTÍFICOS
ESTANDES
AGÊNCIA OFICIAL
INSCRIÇÃO
Informações sobre patrocínios e estandes entre em contato conosco.
Win Eventos (62) 3241-3939 / 8145-2385 comercial.go2@wineventos.com.br
Planet Tour
Priscila Zenni
E-mail: priscila@planettour.tur.br
Fone: (98) 3235-3818 / 3235-5225 / 8116-9324
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
ABEn Nacional
(61) 3226-0653
aben@abennacional.org.br
www.abennacional.org.br
ABEn Maranhão
(98) 3232-8157
abenmaranhao@gmail.com
portal.eventosaben.org.br
WIN EVENTOS
(62) 3241-3939
mailson@wineventos.com.br
www.wineventos.com.br
APRESENTAÇÃO
COMISSÃO
LOCAL
INSCRIÇÃO
PROGRAMAÇÃO
AGÊNCIA OFICIAL
TRABALHOS CIENTÍFICOS
ESTANDES