voltar para notícias »
 
61° Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn)

O 61° Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) realizado em Fortaleza, de 07 a 10 de dezembro de 2009, desenvolveu-se em torno do tema TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, pretendendo provocar a consciência de cada participante para uma prática responsável, que tenha impacto sobre os graves problemas sociais enfrentados na contemporaneidade. Pobreza, analfabetismo, desemprego, desigualdades sociais e de gênero, violência, desequilíbrio ambiental, entre outros, que comprometem sobremaneira a possibilidade da promoção do cuidado de si e do outro, da preservação da natureza e a organização de uma sociedade justa e igual.

Entre os caminhos da contrução de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL está a responsabilidade da sociedade – e nela dos trabalhadores da enfermagem - em formar profissionais que interajam teoria e prática em resposta às situações novas em contextos de incerteza e indefinição, buscando superar a visão naturalista de meio ambiente, assumindo uma visão sistêmica e interdependente.

Com a presença de 5.300 participantes e 165 palestrantes convidados foram realizadas 6 conferências, 9 mesas redondas, 4 painéis e 18 encontros temáticos.

Foram apresentados 3.035 trabalhos, sendo 2.451 pôsteres e 584 trabalhos de comunicação coordenada, lançados 24 livros e 3 CDs.

A qualidade da produção da Enfermagem brasileira ficou demonstrada no conteúdo dos 293 trabalhos de excelência inscritos nas 11 modalidades de prêmio do Congresso.

Na Tenda Paulo Freire foram discutidas a Educação Popular em Saúde em 8 rodas e conversa e uma audiência pública com representantes da Câmara de Vereadores e lideranças do movimento popular, inclusive indígena.

No Espaço Ekobé, foram desenvolvidas práticas do cuidado tais como Reiki, Massoterapia, Passes e Reflexologia e Shiatzu para os congressistas.

Ocorreram, ainda, em parceria com o DAB/Ministério da Saúde, a I Mostra de Experiências de Enfermagem em Saúde da Família; oficinas sobre integração da atenção primária à saúde e vigilância em saúde; processo de trabalho da enfermagem na APS, reunião de avaliação das oficinas de gestão participativa e controle social; oficinas com o apoio do Programa Nacional de Controle da Hanseníase (PNCH), além de reuniões com os representantes do CNPq e CAPES.

Em reunião histórica, dos membros do CONABEn e Plenária do Sistema COFEN/COREN, em 05 de dezembro de 2009, foi aprovada a constituição de uma Agenda Política de Entendimentos, apresentada pela ABEn Nacional ao Conselho Federal de Enfermagem, que estabelece entre outras propostas a criação da Aliança Nacional das Organizações da Enfermagem para defender os interesses da profissão e, principalmente, os da sociedade brasileira.

Maria Goretti David Lopes - Presidente da ABEn Nacional
 
 
ABEn - Associação Brasileira de Enfermagem
 

visite o site visite o site