DAB ON LINE - 61º CBEN
Presente no 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem- CBEN no período 06 a 10 de dezembro de 2009, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde comunica o sucesso e as repercussões positivas de suas atividades.
No dia 06 de dezembro de 2009 foram realizadas 02 oficinas - o Processo de Trabalho da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde / Saúde da Família e Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde APS/SF e que tiveram como produto contribuição para a discussão das competências e atribuições da enfermagem na APS/SF e a efetivação da integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde. As oficinas foram ministradas por consultoras do Departamento de Atenção Básica e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, diretoras da ABEn Nacional e residente da Universidade Federal de São Carlos/SP. Participaram 30 enfermeiros.
Na solenidade de abertura a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Dra. Maria Goretti David Lopes, agradeceu a parceria e envolvimento do DAB na realização das atividades do congresso e referiu que a I Mostra de Experiências de Enfermagem em Saúde da Família e a criação do Departamento Científico de Atenção Primária à Saúde/Saúde da Família da Associação Brasileira de Enfermagem são importantes passos para o fortalecimento da enfermagem e da Atenção Primária em Saúde no SUS.
A I Mostra de Experiências de Enfermagem em Saúde da Família foi um sucesso. As experiências apresentadas foram de muita relevância para a APS e para a Enfermagem. Os participantes e membros da organização da mostra fizeram diversos depoimentos de agradecimento pela oportunidade e pela iniciativa, sendo um importante momento para troca de experiências, ampliação de conhecimentos, divulgação e visibilidade do trabalho tanto para o público do congresso quanto para os gestores e comunidades dos locais onde ocorreram as experiências. Vale ressaltar que a Mostra contou com o trabalho prévio de colegas do DAB/MS, SVS/MS, ABEn e CONASS para avaliação dos resumos e seleção dos melhores trabalhos. Foram quase 150 trabalhos inscritos, destes 95 foram aprovados, sendo 20 para a seção de comunicação oral e 75 para pôsteres.
Percebemos que a temática Atenção Primária em Saúde e Saúde da Família foi muito discutida e abordada pelos participantes e palestrantes, a programação do evento contou com um encontro temático sobre Saúde da Família, com a participação de técnicos da CGAB/DAB/SAS/MS, e com a conferencia “A Atenção Primária em Saúde e a Transformação Social”, proferida pela diretora substituta do DAB/MS, Dra. Elisabeth Suzana Wartchow. Ambas as atividades contaram com grande participação e discussões relevantes para a Enfermagem na Atenção Primária em Saúde/Saúde da Família.
No encerramento do evento aconteceu a entrega de prêmios do CBEn e da I Mostra de Experiências de Enfermagem em Saúde da Família. Os trabalhos premiados nesta Mostra discutiram a temática das redes de Atenção à Saúde, do cuidado integral, da integração entre Atenção Primária e Vigilância em Saúde, da adolescência responsável e participativa, da participação popular, da intersetorialidade, entre outros temas relevantes para a Enfermagem e para APS. O 1º lugar da seção comunicação oral teve como vencedor o trabalho intitulado “Estratégias para melhorar adesão ao tratamento de pacientes com tuberculose: Relato de Experiência”, de autoria da Enfermeira da estratégia Saúde da Família de Fortaleza-CE, Gerídice Lorna Andrade de Moraes. Como prêmio a autora principal realizará uma viagem a Portugal para conhecer o Sistema de Saúde deste país, por meio da cooperação técnica dos Ministérios da Saúde do Brasil e Portugal.
Um dos grandes momentos deste congresso foi a realização do Fórum de Discussão com o tema “Fortalecendo a Atenção Primária em Saúde e a Gestão da Enfermagem no SUS”, que debateu o atuação da enfermagem neste contexto, bem como a criação do Departamento Científico de APS/SF. Este fórum teve a participação de pessoas importantes para este processo, como a presidente da ABEn, representante do Ministério da Saúde (DAB/SAS, SVS e SGEP), do CONASEMS, de universidades, a presidente do COSEMS – AM, diretoras da ABEn, entre outros participantes do evento. O Departamento Científico da APS/SF da ABEn foi aprovado por aclamação na 60ª Reunião do Conselho Nacional da ABEn (CONABEn), realizada dia 10/12/09 em Fortaleza, em um emocionante e histórico momento para a Enfermagem e para a APS/SF do Brasil. Na próxima reunião do CONABEn o regimento interno deste Departamento será apreciado e, após aprovação, o mesmo entrará em atividade.
Contamos também com colaboradores da SGEP (Simione Cesar da Silva), de SP (Adriano de Oliveira) e do MA (Carlos Leonardo Figueiredo Cunha) que contribuíram muito para o sucesso das atividades.
Diante destes acontecimentos, é certo afirmar que a realização do 61° CBEn foi de grande valia e de extrema importância para a consolidação da parceria entre o DAB/MS e a ABEn e para o fortalecimento da Enfermagem na Saúde da Família e no SUS.
Fonte:
www.saude.gov.br/dab
Data da Publicação : 14/12/2009