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9887784 | SUPERVISÃO CLÍNICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PORTUGUESAS PARA O ENSINO BRASILEIRO. | Autores: Larissa Sapucaia Ferreira Esteves ; Isabel Cristina Kowal Olm Cunha ; Elena Bohomol ; Margarida Reis Santos |
Resumo: A Supervisão Clínica (SC) é definida como um processo de apoio formal e de
aprendizagem profissional que visa desenvolver competências, dentre elas a
capacidade de se responsabilizar por suas próprias ações, melhorar a qualidade
e segurança dos cuidados e auxiliar os profissionais na superação do estresse
laborativo1. **Objetivo:** Descrever a experiência de SC durante atividade de
pesquisa de curta duração em Portugal. **Método:** estudo descritivo de relato
de experiência. **Resultados:** a formação do graduando de enfermagem
português em ensino clínico é desenvolvida através da parceria escola/serviço
em que o estudante participa do processo de trabalho do enfermeiro executando
a assistência de enfermagem sob sua supervisão. O docente se responsabiliza
pela elaboração do plano de ensino, articulando as necessidades de formação
com as atividades realizadas na instituição de saúde e pelo acompanhamento
didático pedagógico, discutindo os planos de cuidados traçado pelo estudante
junto ao enfermeiro. A SC é utilizada como metodologia de desenvolvimento de
competências profissionais em que o enfermeiro apoia o estudante por meio de
três funções estruturantes: normativa (compreensão de normas institucionais e
ética profissional), formativa (desenvolvimento de conhecimentos) e
restaurativa (foca nas respostas emocionais mediante as exigências do
contexto)1. **Conclusões:** a SC se apresenta como estratégia robusta para o
acompanhamento do estudante pelo enfermeiro em situação de estágio, uma vez
que sistematiza e direciona o processo de formação desenvolvido nas
instituições de saúde. **Contribuições:** tal metodologia pode contribuir para
o avanço das atividades de estágio curricular desenvolvidos pelas escolas de
enfermagem brasileira nas instituições de saúde.
Referências: 1. Silva R, Pires R, Vilela C. Supervisão de estudantes de enfermagem em ensino clínico–Revisão sistemática da literatura. Referência-Revista de Enfermagem. 2011;3(3). |