Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9806241

E-Pôster


9806241

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Munah Najeh Saleh Ahmad Maruf ; Bibiana Sales Antunes ; Marciele França Dann ; Jessica Morais da Silva Paim ; Keity Laís Siepmann Soccol

Resumo:
Introdução: o Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde1. Nesse sentido, o papel do enfermeiro é fundamental para promover a saúde dos escolares e para o desenvolvimento das ações estabelecidas no PSE. Objetivo: relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem ao desenvolver as ações estabelecidas pelo PSE. Metodologia: trata- se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicas de enfermagem, da Universidade Franciscana, durante as ações desenvolvidas pelo PSE em uma escola localizada em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul.  Resultados: o PSE proporciona ao profissional da área da saúde acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos escolares. Assim, ao pesar e medir os alunos conseguimos desenvolver orientações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Abordamos temas relacionados com a importância de uma alimentação saudável, de cuidados com a higiene corporal e de cuidados com a sua saúde. Conclusões: o PSE permite compreender a importância do estabelecimento de vínculo com os estudantes e de conversar sobre hábitos saudáveis por meio do incentivo de uma melhor qualidade de vida. Ainda, observamos a importância do enfermeiro ao exercer o papel de educador. Implicações para a Enfermagem: Há a necessidade de participação dos professores e dos pais junto aos profissionais de saúde para que as ações sejam cooperadas e planejadas em conjunto.


Referências:
1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.