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9770033 | Gerontotecnologia educacional para promoção da saúde e interação social de idosos em tratamento hemodialítico. | Autores: Suzana dos Santos da Rosa ; Anderson de Abreu ; Naísa Falcão Martins ; Bianca Martins Dacoregio ; Danieley Cristini de Lucca |
Resumo: **Introdução: **O aumento das doenças crônicas não transmissíveis está relacionado ao envelhecimento populacional. Nesse contexto destaca-se a insuficiência renal crônica, patologia não transmissível que possui como principais fatores de risco a hipertensão arterial e diabetes melittus(1). A hemodiálise é um dos principais tratamentos, que promove grandes mudanças de habito de vida, que podem propiciar isolamento social, falta de autonomia, ansiedade, depressão entre outros(2). A partir dessa realidade firma-se a importância da inserção de meios educativos para promover a saúde desses idosos. As gerontotecnologias educacionais possibilitam aos idosos aquisição de informações e conhecimentos, fortalecendo as potencialidades para o autocuidado(3). **Objetivos: **Promover a saúde dos idosos em tratamento hemodialítico com aplicação de gerontotecnologia educacional intitulado jogo das atitudes. **Método: **Pesquisa Convergente Assistencial. Os dados foram levantados por entrevista aberta, com utilização de roteiro semiestruturado, a fim de avaliar e validar os conteúdos abordados na gerontotecnologia educacional já existente, para aplicação da gerontotecnologia. Participaram da pesquisa 12 idosos, sendo seis do sexo feminino e seis do sexo masculino, com idade média de 66,75. **Resultados: **Frente à aplicação da gerontotecnologia intitulada Jogo das Atitudes, e a partir do processo avaliativo e auto reflexivo, realizado pelos idosos, emergiram quatro categorias que se referem aos resultados gerados pela aplicação da gerontotecnologia: Conhecimento/Empoderamento; Superação e Ocupação/Utilidade. **Considerações finais:** A aplicação de gerontotecnologias educacionais é grande ferramenta para promoção da saúde e interação social dos idosos durante seu tratamento de hemodiálise. O “jogo das atitudes” incitou o lúdico, remodelando a rotina, fortalecendo os conhecimentos, trazendo reflexões, ocupando o tempo ocioso. Verificou-se nesta pesquisa que os idosos se sentiram participantes do processo educacional desenvolvido, possibilitando inovação no cuidado de enfermagem desenvolvido. **Contribuições para Enfermagem:** As gerontotecnologias educacionais são instrumentos de cuidado de Enfermagem que promovem a promoção da saúde.
Referências: 1. DRESCH, Flavia Kirsch et al. Condição de saúde auto percebida e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos atendidos pela Estratégia da Saúde da Família. Ver Online, [s.l.], v. 2, p.118-127, 12 maio 2017. Associacao Pro-Ensino Superior em Novo Hamburgo. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2i0.1183
2. HORTA, Heloisa Helena Lemos; LOPES, Mara Lisa. COMPLICAÇÕES DECORRENTES DO TRATAMENTO DIALÍTICO: CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO E EDUCAÇÃO AO PACIENTE. Revista Enfermagem Contemporânea, [s.l.], v. 6, n. 2, p.221-227, 30 out. 2017. Escola Bahiana de Medicina e Saude Publica. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i2.1457.
3. HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida et al. Cuidado de Enfermagem: Interfaces teóricas e práticas no ciclo vital do ser humano. Curitiba: Crv, 2015. 384 p. |