E-Pôster
9764457 | “Somos mais liderados do que lideramos”: percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o aprendizado da liderança em situações de emergência hospitalar. | Autores: Roberta Seron Sanches ; Guilherme Raydan de Melo ; Silvana Maria Coelho Leite Fava ; Rogério Silva Lima |
Resumo: A graduação deve proporcionar espaço adequado para o desenvolvimento das
competências, particularmente a liderança1, para garantir o exercício
profissional seguro, sobretudo nas situações emergenciais. Objetivou-se
conhecer a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o desenvolvimento,
durante a graduação, da competência para liderar a equipe de enfermagem nas
situações de emergência no ambiente hospitalar. Trata-se de pesquisa
qualitativa, descritiva, exploratória e transversal. Participaram 15
acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do sul de Minas Gerais,
selecionados por conveniência. A coleta de dados foi realizada por entrevista
semi-estruturada, gravada em áudio. Para organização e análise dos dados
utilizou-se a Análise Temática (AT)2. Elaborou-se três temas: “o enfermeiro
como líder nas situações de emergência: percepção do acadêmico”, com os
subtemas “Liderança na emergência: desenvolvimento por meio da prática” e
“Faltam oportunidades para o desenvolvimento da liderança nas situações de
emergência”; Ser estagiário: “somos mais liderados do que lideramos”;
“Potencialidades e fraquezas na aprendizagem da liderança nas situações de
emergência” com os subtemas “Simulações: oportunizando o desenvolvimento da
liderança para situações de emergência” e “O professor como mediador do
aprendizado da liderança”. Os alunos enfatizam a necessidade do treinamento
por meio das experiências práticas. Escassas oportunidades de vivenciar as
emergências e a ênfase no aspecto técnico-procedimental associadas à condição
de ser estagiário dificultam o desenvolvimento da liderança. Compete às
instituições formadoras a releitura dos processos de ensino e aprendizagem nas
situações de emergência.
Referências: 1 Knop AL, Gama BMBM, Sanhudo NF. Acadêmicos de Enfermagem e o desenvolvimento de liderança: desafios enfrentados no estágio curricular. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. 2017; 7:e1378. Disponível em:
2 Braum V, Clarke V. Using thematic analysis in Psychology. Qual Res Psychol. 2006;3(2):77-1. |