Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9764457

E-Pôster


9764457

“Somos mais liderados do que lideramos”: percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o aprendizado da liderança em situações de emergência hospitalar.

Autores:
Roberta Seron Sanches ; Guilherme Raydan de Melo ; Silvana Maria Coelho Leite Fava ; Rogério Silva Lima

Resumo:
A graduação deve proporcionar espaço adequado para o desenvolvimento das competências, particularmente a liderança1, para garantir o exercício profissional seguro, sobretudo nas situações emergenciais. Objetivou-se conhecer a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o desenvolvimento, durante a graduação, da competência para liderar a equipe de enfermagem nas situações de emergência no ambiente hospitalar. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e transversal. Participaram 15 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do sul de Minas Gerais, selecionados por conveniência. A coleta de dados foi realizada por entrevista semi-estruturada, gravada em áudio. Para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise Temática (AT)2. Elaborou-se três temas: “o enfermeiro como líder nas situações de emergência: percepção do acadêmico”, com os subtemas “Liderança na emergência: desenvolvimento por meio da prática” e “Faltam oportunidades para o desenvolvimento da liderança nas situações de emergência”; Ser estagiário: “somos mais liderados do que lideramos”; “Potencialidades e fraquezas na aprendizagem da liderança nas situações de emergência” com os subtemas “Simulações: oportunizando o desenvolvimento da liderança para situações de emergência” e “O professor como mediador do aprendizado da liderança”. Os alunos enfatizam a necessidade do treinamento por meio das experiências práticas. Escassas oportunidades de vivenciar as emergências e a ênfase no aspecto técnico-procedimental associadas à condição de ser estagiário dificultam o desenvolvimento da liderança. Compete às instituições formadoras a releitura dos processos de ensino e aprendizagem nas situações de emergência.


Referências:
1 Knop AL, Gama BMBM, Sanhudo NF. Acadêmicos de Enfermagem e o desenvolvimento de liderança: desafios enfrentados no estágio curricular. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. 2017; 7:e1378. Disponível em: 2 Braum V, Clarke V. Using thematic analysis in Psychology. Qual Res Psychol. 2006;3(2):77-1.