Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9675041

E-Pôster


9675041

PORTADORES DE ÚLCCERA VENOSA EM TRATAMENTO COM BOTA DE UNNA

Autores:
Alexsandra Micheline Real Saul Rorato ; Ironi Alves de Oliveira ; Márcia Aparecida Penna ; Miriam da Silveira Perrando ; Helena Carolina Noal

Resumo:
INTRODUÇÃO: As úlceras venosas são lesões que se desenvolvem em membros inferiores relacionadas à insuficiência venosa 1. Neste sentido a bota de unna é útil como medida de terapia compressiva, melhorando o retorno venoso2. OBJETIVO: Conhecer as publicações científicas acerca dos cuidados de enfermagem ao paciente em tratamento com bota de unna. MÉTODO revisão narrativa da literatura. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Da busca no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, por assunto, resumo e título das palavras “bota de unna”, enfermagem e “cuidados de enfermagem”. Foram encontrados 12 artigos, refinados por texto completo e com recorte temporal a partir do ano de 2012, resultando em 05 artigos que responderam à questão norteadora. Emergiram duas categorias Qualidade de vida dos pacientes com a utilização da bota de unna e Eficiência da bota de Unna nos pacientes com úlceras venosas. Pacientes com úlceras venosas que utilizaram a bota de unna tiveram suas lesões cicatrizadas em menos tempo do que os pacientes que utilizaram apenas bandagem convencional 4.Um dos impactos importantes na vida da pessoa com úlcera venosa é causado pela dor, e a utilização da bota de unna trouxe significativa diminuição da dor e do desconforto3. CONCLUSÃO: Os profissionais da saúde que prestam cuidados e assistência aos pacientes com úlcera venosa tem pouco conhecimento do uso da bota de unna como tratamento de úlcera venosa ainda existe dúvidas e falta de informação entre os profissionais da saúde. Além disso, é necessário que existam mais publicações sobre esse tema.


Referências:
1.Sousa , JL de. Assistência de Enfermagem a Pacientes Portadores de Úlceras Venosas: uma revisão integrativa. Ciências Biológicas e da Saúde, Recife, 2014; 1(3) 74-58. 2. Borges, E.L.; Saar, S.R.C.; Magalhães, M.B.B.; Gomes, L.; Lima, V.L.A.N; Feridas: como tratar, 2 ed. Coopmed, 2008. 3. Santos, L DA Silva Firmino Dos. Capacidade funcional de pacientes com úlceras venosas no município de Petrópolis/RJ. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) -Universidade Federal Fluminense, 2016.118P. 4 Pereira, A.H. Pereira, A.A. Doença venosa dos membros inferiores. In: Duncan, B.B. Medicina ambulatorial, condutas de atenção primárias baseadas em evidências. 4 ed. Porto Alegre: Artimed 2013.