9629817 | Intervindo em caso de emergência na aspiração de corpo estranho na criança | Autores: Giovanna Cristina dos Santos Dias ; Jaqueline Alexandre Sanches ; Davidson Monteiro Silva |
Resumo: **Introdução: **a aspiração de corpo estranho (ACE) pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente em crianças de até 5 anos, prevalecendo em criança do gênero masculino e menores de 3 anos. Estudos internacionais e nacionais apontam que a causa desta afirmação, se dá pelo desenvolvimento desta faixa etária, curiosidade e impulsividade dos meninos. Nos Estados Unidos a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) foi a causa de mais de 3.500 mortes entre 2005 e 2007, ocupando a quinta causa mais comum de mortalidade, no Brasil é a terceira maior causa de acidente com morte. **Objetivo**: descrever as técnicas de desobstrução de vias aéreas recomendadas pelo Ministério da Saúde e por evidência científica, para serem utilizadas como base em caso de emergência. **Método**: revisão integrativa utilizando as bases de dados, Scielo, Lilacs, site do Ministério, com os seguintes descritores ACE; OVACE; criança: **Resultados: **o Ministério da Saúde e as evidências científicas recomendam em caso de ACE, posicionar o bebê decúbito ventral sobre o antebraço que deve apoiar a região mentoniana do bebê com os dedos em fúrcula, mantendo a cabeça em nível discretamente inferior ao tórax, aplicar ciclos repetidos de 5 golpes no dorso (entre as escapulas com o calcanhar da mão), seguidos de 5 compressões torácicas logo abaixo da linha intermamilar, até expulsão, verificando entre um ciclo e outro se tem algum corpo estranho na boca do bebê, se for visualizado retire o mesmo. Crianças acima de 1 ano, fechar uma mão em punho e posiciona-la no abdômen do paciente, na linha média, acima do umbigo, com o polegar voltado para o abdômen, com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdômen em movimentos rápidos, direcionados para dentro e para cima (em J), repetir a manobra até a desobstrução. **Conclusão**: as manobras apresentadas em caso de ACE diminui os números estatísticos de mortes.
**_Palavras-chave_**_: ACE; OVACE; criança:_
Referências: Fraga AMA, Reis MC, Zambon MP, Toro IC, Ribeiro JD, Baracat ECE. Aspiração de corpo estranho em crianças: aspectos clínicos, radiológicos e tratamento broncoscópico. Jornal Brasileiro de Pneumologia. 2008;34(2):74-82.
1. Gonçalves MEP, Cardoso SR, Rodrigues AJ. Corpo estranho em via aérea. Pulmão RJ 2011; 20(2):54-58. |