Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9599176


9599176

MONITORIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA

Autores:
Nandara Pradella ; Emanoeli Borin ; Julia Rossetto Marchetti

Resumo:
**Introdução:** As monitorias realizadas na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na disciplina de Anatomia Humana I e II, constitui-se um instrumento que favorece o aprendizado por estudantes e monitores, além de promover a melhoria do ensino. **Objetivos: **Destacar a importância da monitoria como ferramenta de aprendizado na disciplina de Anatomia Humana. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante atividades de ensino na graduação em enfermagem desenvolvidas com a primeira e segunda fase do curso no primeiro semestre de 2018 na disciplina de Anatomia Humana I e II, sob orientação docente. **Resultados: **As monitorias realizadas, sobretudo as atividades práticas como simulado em maquetes por sistema anatômico, possibilita que os estudantes façam questionamentos para o monitor, com o objetivo de sanar dúvidas sobre os conteúdos abordados pelo docente.1 É uma estratégia didática que auxilia o discente a preparar-se para as avaliações pelo reconhecimento de estruturas anatômicas e suas particularidades. Para o monitor, tal atividade desperta para a carreira docente, pelo desenvolvimento de habilidades próprias do exercício de monitoria realizadas durante a graduação**. Conclusões:** As monitorias são essenciais na formação acadêmicas dos estudantes de enfermagem da UDESC. **Contribuições para a Enfermagem:** A disciplina de Anatomia Humana é fundamental para a práxis do profissional em enfermagem, fato que instiga seu fortalecimento por meio de monitorias durante a graduação.


Referências:
1- Alencar NM, Rocha DP. A importância da monitoria da disciplina de anatomia humana. CONBRACIS, 2017. In: Anais II CONBRACIS – Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/conbracis/anais.php