Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9586271

E-Pôster


9586271

MONITORIA DE PORTFÓLIO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Julie Caldas de Tunes ; Gisele da Silva Lourenço ; Bruno Nunes Pereira

Resumo:
**Introdução** A monitoria de portfólio faz parte do processo para discentes em fase inicial de aprendizado, auxilia sua utilização, traz explicações reflexivas e realiza trocas de experiências, evidencia referencias, fazendo o processo não se tornar apenas um arquivo, e sim competências e habilidades para enfermeiros generalistas¹. **Objetivos** O objetivo foi relatar a utilização por duas discentes-monitora de portfólio, na avaliação do processo ensino-aprendizagem, de forma a atingir formações justas e significantes, auxiliando discentes em processo de aprendizado, considerando-se fundamental uma vertente crítica e reflexiva. **Métodos** Desenvolvido por meio de fundamentação teórica e rodas de conversas com discentes e duas discentes-monitoras. Trata de um relato de experiência, vivido por acadêmicas do nono semestre da FEn UFPEL, participantes de um projeto de extensão. **Resultados e Discussões** Através de rodas de conversa em 10 encontros, com 46 discentes do segundo semestre, tornou-se possível revisar dados fundamentais para escrita organizada e contextualizada, mostrando cenários que o discente se encontra para que sua utilização atinja objetivos e auxilie no processo ensino/aprendizagem. A utilização desse instrumento no processo educativo está em concordância com a proposta político-pedagógica do curso de Enfermagem, contribuindo para a enfermagem quanto a tornar o ensino prático, um campo de aprendizado significativo por meio da vivência de práticas de ensino, bem como, aprimorar a formação dos estudantes e a qualidade de escrita e argumentações cientifica. **Considerações Finais** Pode-se inferir que o sucesso depende da aceitação e participação dos interessados. Se não houver dialogo, disciplina e rigor, o portfólio passa ser desvirtuado. É necessário que os envolvidos aceitem experimentar sua utilização e avaliar as possibilidades desse recurso².


Referências:
Referências ¹Villas Boas, BMF. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus; 2010. ²Moretto, VP. Prova: um momento privilegiado de estudo. Rio de Janeiro: DP&A; 2002.