E-Pôster
9586271 | MONITORIA DE PORTFÓLIO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Julie Caldas de Tunes ; Gisele da Silva Lourenço ; Bruno Nunes Pereira |
Resumo: **Introdução**
A monitoria de portfólio faz parte do processo para discentes em fase inicial
de aprendizado, auxilia sua utilização, traz explicações reflexivas e realiza
trocas de experiências, evidencia referencias, fazendo o processo não se
tornar apenas um arquivo, e sim competências e habilidades para enfermeiros
generalistas¹.
**Objetivos**
O objetivo foi relatar a utilização por duas discentes-monitora de portfólio,
na avaliação do processo ensino-aprendizagem, de forma a atingir formações
justas e significantes, auxiliando discentes em processo de aprendizado,
considerando-se fundamental uma vertente crítica e reflexiva.
**Métodos**
Desenvolvido por meio de fundamentação teórica e rodas de conversas com
discentes e duas discentes-monitoras. Trata de um relato de experiência,
vivido por acadêmicas do nono semestre da FEn UFPEL, participantes de um
projeto de extensão.
**Resultados e Discussões**
Através de rodas de conversa em 10 encontros, com 46 discentes do segundo
semestre, tornou-se possível revisar dados fundamentais para escrita
organizada e contextualizada, mostrando cenários que o discente se encontra
para que sua utilização atinja objetivos e auxilie no processo
ensino/aprendizagem. A utilização desse instrumento no processo educativo está
em concordância com a proposta político-pedagógica do curso de Enfermagem,
contribuindo para a enfermagem quanto a tornar o ensino prático, um campo de
aprendizado significativo por meio da vivência de práticas de ensino, bem
como, aprimorar a formação dos estudantes e a qualidade de escrita e
argumentações cientifica.
**Considerações Finais**
Pode-se inferir que o sucesso depende da aceitação e participação dos
interessados. Se não houver dialogo, disciplina e rigor, o portfólio passa ser
desvirtuado. É necessário que os envolvidos aceitem experimentar sua
utilização e avaliar as possibilidades desse recurso².
Referências: Referências
¹Villas Boas, BMF. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus; 2010.
²Moretto, VP. Prova: um momento privilegiado de estudo. Rio de Janeiro: DP&A; 2002. |