E-Pôster
9557758 | CONTRIBUIÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NAS DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – FORTALECIMENTO DA COMPETÊNCIA E HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO | Autores: Heloísa Nunes Botelho ; Alice Cabral Uchoa Fernandes |
Resumo: Os métodos atuais de ensino no curso de graduação estão ganhando destaque e
durante as aulas práticas da disciplina “Fundamentos de Enfermagem” realizadas
na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Coxim, são colocadas
em ação simulações realísticas onde o cuidado aos pacientes são experiências
únicas. O objetivo desta pesquisa é apresentar as contribuições que as aulas
realísticas trazem para o relacionamento com o paciente. Trata-se de um estudo
observacional descritivo, que objetivou descrever a contribuição de simulações
realísticas nas aulas práticas de Fundamentos de Enfermagem para 12 (doze)
alunos do 6º (sexto) semestre do curso de Enfermagem, no ano de 2018. Para
desenvolver esse estudo, a estratégia consistiu na seguinte questão para a
coleta de dados: “Como a simulação realística das práticas de fundamentos de
enfermagem contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades?”. O método
se mostrou incentivador, estimulando o maior aprendizado em relação ao diálogo
e estabelecimento de vínculo com os pacientes. Foi possibilitado grande parte
das aulas para que os alunos treinassem seu diálogo com o cliente,
relacionamento terapêutico e aperfeiçoamento do trabalho humanizado, pois a
maneira que a simulação de diálogo é realizada exige uma capacidade de
estimulação dos conhecimentos, associando o aprendizado entre a simulação e a
prática. Conclui-se que os maiores ganhos na simulação realística dentre as
competências, destacaram-se a habilidade de comunicação, maior segurança para
estabelecimento da relação enfermeiro/paciente, planejamento com calma de suas
ações e aquisição de mais confiança.
Referências: 1. Stefanelli, MC. Comunicação com paciente – teoria e ensino. 2ª ed. São Paulo (SP): Robe Editorial. 1993. |