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9546969 | CONTRIBUIÇÕES DA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO CRIANÇAS E ADOLESCENTE | Autores: Ana Izabel Jatobá de Souza ; Thaise Torres ; Jane Cristina Anders ; Juliana Coelho Pina ; Mana Eduarda Alves |
Resumo: Introdução: a promoção da saúde é um eixo transversal no cuidado em
Enfermagem1. Dentre as vertentes encontram-se ações para o autocuidado
possibilitando o empoderamento individual e coletivo. Objetivo: evidenciar as
ações para a promoção da saúde que fortalecem o autocuidado de crianças e
adolescentes. Metodologia: relato de experiência de um projeto de extensão
vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa
Catarina em uma Organização Não Governamental que atende 170 crianças e
adolescentes no contra turno da escola no município de
Florianópolis/SC/Brasil. Utilizam-se como estratégias oficinas educativas
abordando temas de saúde. Resultados: evidencia-se que os temas de saúde
despertam curiosidade e interesse por parte das crianças e adolescentes
atendidas; percebe-se que, embora temas como alimentação saudável, cuidados
com corpo e prevenção de acidentes façam parte do dia a dia escolar, nem
sempre estes se encontram plenamente consolidados como condição para o
autocuidado exigindo um reforço constante a fim de que possam exercitar e
ampliar a qualidade de vida em busca de um viver saudável. A utilização de
tecnologias leves como grupos de discussão, filmes, jogos e atividades
interativas contribuem para a melhor assimilação do conteúdo despertando
atitudes positivas. Conclusões: a promoção da saúde oferece temas que precisam
ser precocemente inseridos no cotidiano de crianças e adolescentes a fim de
promover o empoderamento individual e coletivo, o protagonismo dessa população
fortalecendo ações para o autocuidado. Implicações para a Enfermagem: o
fortalecimento da Enfermagem com educadora que deve exercitada e estimulada
desde o começo da formação.
Referências: Brasil EGM, Silva RM, Silva MRF, Rodrigues DP, Queiroz MVO. Adolescent health promotion and the School Health Program: complexity in the articulation of health and education. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03276. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016039303276 |