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9527709 | PERCEPÇÃO DOS GESTORES E TRABALHADORES DE SAÚDE SOBRE O PMAQ – AB | Autores: Monica Oliveira Rios ; Denise de Souza Carvalho ; Lorena de Carvalho Almeida |
Resumo: INTRODUÇÃO: O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
(PMAQ-AB) tem por objetivo avaliar a Atenção Básica (AB) e incentivar, através
de recursos financeiros, a melhoria na qualidade do atendimento e o acesso da
população aos serviços de saúde1. OBJETIVO: Descrever a percepção de gestores
e trabalhadores de saúde da AB sobre o PMAQ-AB. METODOLOGIA: Estudo descritivo
com abordagem qualitativa, realizado na Secretaria Municipal de Saúde do
município de Guanambi – Bahia. Os participantes foram Gestores e Trabalhadores
de Saúde. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de
conteúdo2. Aprovada sob CAAE: 56963216.7.0000.0057. RESULTADOS: Os recursos
advindos do PMAQ-AB servem de grande subsídio para a manutenção da AB,
entretanto, cabe salientar que o recurso do programa deve ser utilizado para
qualificar a AB e não para a sua manutenção. CONCLUSÃO: O PMAQ-AB proporciona
bonificações aos gestores e trabalhadores, porém tal incentivo reforça o
aspecto quantitativo do programa, pois incentiva o cumprimento de metas e
atendimentos, não influenciando uma reflexão quanto a qualidade de atendimento
prestado. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A enfermagem por protagonizar os
diversos papeis dentro da AB, representando a maioria dos participantes deste
estudo, reconheceu a importância do PMAQ-AB, tanto na condução dos serviços
como no processo de trabalho da Enfermagem.
Referências: 1.BRASIL, MS. Portaria 1.654, de 19 de julho de 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e o Incentivo Financeiro do PMAQ-AB, denominado Componente de Qualidade do Piso de Atenção Básica Variável - PAB Variável. Diário Oficial da União, 20 julho. 2011.
2.MINAYO MCS. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2010. |