9526115 | PRONTUÁRIO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA DE ELABORAÇÃO DA SAE NO SERVIÇO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: OPINIÃO DOS ENFERMEIROS | Autores: Thais Lazaroto Roberto Cordeiro ; Luciana Aparecida Soares de Andrade ; Sualmita de Paula Santos |
Resumo: **Introdução: **As inovações tecnológicas em comunicação estão presentes nos serviços de saúde e desempenham papel fundamental no controle e arquivamento das informações relativas à assistência (1). Essas tecnologias têm contribuído para a melhoria dos processos de trabalho, levando a maior qualidade da assistência do paciente. No ambiente hospitalar destaca-se o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) com a finalidade gerar eficiência na gestão hospitalar, sendo os enfermeiros, participantes ativos desse processo (1,2).
**Objetivo:** Evidenciar a opinião dos enfermeiros sobre o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como ferramenta para elaboração da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no setor de emergência.
**Métodos:** Pesquisa descritiva qualitativa, realizada na emergência de um hospital referência no atendimento de idosos, de maio a julho de 2017. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante e entrevista com seis enfermeiros. Os dados foram apreciados pela técnica de análise de conteúdo.
**Resultados:** Três categorias: A aplicabilidade da SAE na Emergência, Particularidades da realização da SAE em Idosos, Uso das tecnologias de informação como aliado na realização da SAE.
**Conclusões:** O PEP é uma ferramenta que contribui para a realização da SAE no setor de emergência, permite que as informações registradas sejam facilmente acessadas a qualquer momento. No entanto, o processo de trabalho e o perfil dos pacientes atendidos configuram-se como obstáculos para consolidação da SAE nesse setor.
**Palavras-chave: **Emergências. Processo de Enfermagem. Cuidados de enfermagem.
**Referências:**
Cardoso RB, Ferreira BJ, Martins WA, Paludeto SB. Programa de educação
permanente para o uso do prontuário eletrônico do paciente na enfermagem. J.
Health Inform. 2017 Janeiro-Março; 9(1):25-30.
Hubner LB, Souza JF, Sembay MJ, Muñoz ISS. Prontuário Eletrônico do Paciente:
Revisão de literatura. Revista Univap. 2016; v. 22, n. 40.
Referências: Cardoso RB, Ferreira BJ, Martins WA, Paludeto SB. Programa de educação permanente para o uso do prontuário eletrônico do paciente na enfermagem. J. Health Inform. 2017 Janeiro-Março; 9(1):25-30.
Hubner LB, Souza JF, Sembay MJ, Muñoz ISS. Prontuário Eletrônico do Paciente: Revisão de literatura. Revista Univap. 2016; v. 22, n. 40. |