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9499935 | Aplicativo Saúde Já - Monitoramento da utilização e Resgate da prática de Enfermagem | Autores: Rubya Mara de Cristo Bassetti ; Vânia Demogalski Buba ; Simone Zuk Correa Scwartz ; Patrícia da Rocha Chapanski |
Resumo: INTRODUÇÃO. Trata-se de um relato de experiência do resgate do acolhimento com
a equipe de enfermagem ao usuário, através da utilização do aplicativo saúde
já nas UMS do DSBV. OBJETIVOS. Monitorar a utilização do aplicativo saúde já
nas UMS do DSBV. MÉTODOS. O saúde já é o aplicativo que possibilita o
agendamento do primeiro atendimento na UMS, porta de entrada do SUS. É mais
uma ferramenta de acesso aos serviços ofertados pelas UMS. No DSBV a
utilização desta ferramenta iniciou-se no período de 06/2017 com a
possibilidade de agendamentos com a equipe de enfermagem. Este processo de
agendamento se dá através do acolhimento realizado nas unidades de saúde. O
acolhimento é o primeiro contato do usuário com a equipe de saúde. A
disponibilidade e utilização do serviço no segundo semestre de 2017, foram
24.614 vagas para primeiro atendimento de enfermagem, destas 7141 utilizadas
(29% vagas disponibilizadas), já no primeiro semestre de 2018, 43.135
disponibilidades de vagas para agendamento, utilizadas 18.835 vagas (43% vagas
disponibilizadas), a UMS Bairro Alto tem a maior utilização e
disponibilizações de vagas. RESULTADOS. Dispomos de resultados positivos aos
nossos usuários, agilidade no atendimento. Ademais temos muito a trabalhar com
a equipe de saúde na questão do acolhimento, através do resgate deste processo
de trabalho, salientamos a importância da educação permanente do profissional,
a qual torna-se uma aliada na produção de estratégias para resultados
satisfatórios do acolhimento, incluindo a equipe multiprofissional e não só a
prática médica, tornando esse mais ágil e resolutivo. CONCLUSÕES. O
acolhimento dá lugar ao sujeito e as suas particularidades e especificidade de
cada caso. CONTRIBUIÇÕES. Melhorar o processo de trabalho nas unidades,
contribuindo com escuta ativa e qualificada.
Referências: Secretaria Municipal de Curitiba |