Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9379209

E-Pôster


9379209

Câncer de mama: a importância do apoio institucional e profissional no enfrentamento da doença.

Autores:
Gabriel Zanotto dos Santos ; Silvia Regina Mattias ; Keli Regiane Tomeleri da Fonseca Pinto ; Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli ; Nara Moraes Lima

Resumo:
**Câncer de mama: a importância do apoio institucional e profissional no enfrentamento da doença.** **Introdução:** O câncer de mama é um importante problema de Saúde Pública no Brasil e no mundo, pois é o segundo tipo de câncer mais frequente na população e o mais comum entre as mulheres1, 2 **Objetivo:** Compreender o significado do apoio institucional e profissional para a mulher com câncer de mama no processo de enfrentamento da doença. **Metodologia****:** estudo descritivo e qualitativo. Foram entrevistadas onze mulheres com idade entre 40 e 59 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, no período de maio a julho de 2015. Os dados foram analisados e interpretados conforme a análise de conteúdo de Bardin. **Resultados:** ao analisar as entrevistas surgiu a categoria: A ciência a favor da cura. **Discussão:** evidenciou-se que as mulheres sentem se apoiadas pelas instituições que as atendia e os profissionais que e ali estavam em contato direto com esta mulher. **Conclusão:** A instituição e os profissionais que trabalham nela estão diretamente envolvidos no enfrentamento da doença por estas mulheres.** Contribuições para enfermagem:** Este trabalho apresenta a importância das instituições e dos profissionais para assistência destes pacientes, e assim motivar as instituições para investimentos na capacitação destes profissionais essenciais para estas mulheres neste momento de enfrentamento.** Descritores:** Câncer de mama, mama, enfrentando o câncer.


Referências:
Referencias 1. INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2014: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: 2014. 2.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.