Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9331016

E-Pôster


9331016

Compreendendo a ocorrência de doenças oportunistas em pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em um hospital de infectologia.

Autores:
Layza Antonia Firmiano Clemente ; Débora de Oliveira Sales ; Letícia Vieira da Silva ; Nathália da Silva Ferreira

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) é um agravo provocado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), deprimindo o sistema imunológico do indivíduo, levando às clássicas manifestações clínicas da doença e as infecções oportunistas_¹. _**OBJETIVOS: **Relatar os casos de internações de pacientes com SIDA por doenças oportunistas em um hospital de infectologia. **MÉTODO: **Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no Hospital de doenças Tropicais do estado de Goiás (HDT) no município de Goiânia, no período de 07 a 14 de setembro de 2017, durante a prática hospitalar da disciplina de Promoção da saúde IV.  **RESULTADOS: **Pôde-se observar que dentre os pacientes hospitalizados na ala B do HDT, grande parte são portadores da SIDA, com internação decorrente às complicações pelas doenças oportunistas. Verifica-se que tal situação esteja relacionada ao abandono do tratamento; a resistência quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos profissionais e familiares, durante o contato com o paciente e outros fatores. **CONCLUSÃO: **Apesar dos avanços na terapia antirretroviral e outras politicas públicas para promover a qualidade de vida dos portadores da SIDA, verifica-se que ainda há alguns embates que prejudicam a eficácia do tratamento, expondo ainda mais o individuo as doenças oportunistas.


Referências:
¹ SILVA, J.L.S et al. Prevalência de coinfecções em pacientes HIV/AIDS na região noroeste do rio grande do sul. Relatório técnico-científico Evento: VI Seminário de Inovação e Tecnologia UNIJUI, 2016.