Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9266349

E-Pôster


9266349

CONSULTA GINECOLÓGICA DE ENFERMAGEM REALIZADA POR ACADÊMICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Joiciany Carneiro da Costa ; Evelyn Lima Teixeira do Nascimento ; Grazielly de Melo Lopes Lima ; Ramaiana Vaz de Carvalho Cardoso

Resumo:
Introdução: O exame colpocitopatológico objetiva a detecção precoce de células neoplásicas no colo uterino1. O rastreamento visa ao diagnóstico precoce e a melhoria da qualidade de vida da mulher, sendo uma das atribuições do enfermeiro durante a consulta. Objetivos: Apresentar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem durante uma consulta ginecológica de enfermagem baseada na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência realizado por acadêmicas de enfermagem de uma Universidade privada, durante o atendimento de enfermagem da disciplina Prática Curricular na Atenção Primária de Saúde II, em uma Unidade de Saúde no Município de Duque de Caxias. Resultados:  Paciente do sexo feminino deu entrada na UBS, queixando-se de sangramento durante 3 dias,  relatando que, ao tossir e espirrar, ocorre micção espontânea. Ao exame especular, identificou-se cistocele, colo uterino róseo centralizado em anteversoflexão, apresentando leucorreia, livre de odor e de lesões. Conclusões: Foram dadas orientações quanto à importância do exame colpocitológico e condutas foram traçadas para redução de possíveis agravos e promoção da melhora da qualidade de vida, segundo a clínica da paciente. Contribuições para a Enfermagem: A experiência da realização da consulta ginecológica durante a graduação propicia visão ampliada sobre o assunto, permitindo a unificação de teoria e prática, promovendo o aperfeiçoamento da técnica e a busca constante pelo conhecimento.


Referências:
1 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013. 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13)