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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9262531

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9262531

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE MICROBIOLOGIA E A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Ana Luísa Streck ; Mágda Letíciapedroso Pereira

Resumo:
Introdução: A formação de enfermeiros requer a internalização da importância no  desenvolvimento de competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento e a compreensão de que o conhecimento é mutável. Nesse sentido a inclusão de acadêmicos nas modalidades de iniciação científica (IC) ampliam essa percepção.  Humboldt (2003) demonstra a relevância desses aspectos, como a interdisciplinaridade, autonomia científica e a formação pela pesquisa quando na formação profissional. Objetivo: Relatar as contribuições da IC na área de microbiologia no curso de enfermagem. Metodologia: Relatam-se experiências obtidas na coleta, análise de dados, produção, publicação e apresentação de trabalhos científicos relacionados à microbiologia, em especial ao controle de infecções do trato urinário (ITU).  Conclusões: As atividades que se desenvolvem em IC permitem ao acadêmico relacionar os conhecimento obtidos em sala de aula com as observações  do cotidiano e aprofundá-los nas literaturas. Nos trabalhos de IC realizados em relação a ITU, os conhecimentos obtidos enfatizam a importância da qualidade das orientações fornecidas pelos enfermeiros aos usuários do SUS, sobre a coleta das uroculturas para análise, higiene adequada e  uso correto dos antimicrobianos. Através destas práticas é possível desenvolver estudos científicos, materiais e medidas de promoção que contribuam para a mudança no cenário da saúde. Contribuições para a Enfermagem: Além de desempenhar uma formação mais rica e diversificada, o acadêmico é capaz de desenvolver a resiliência para com sua futura prática profissional na enfermagem. A IC na graduação de enfermagem  desenvolve competências, noções e habilidades para o exercício do cuidado baseado em evidências.


Referências:
HUMBOLDT, W. V. Sobre a organização interna e externa dos estabelecimentos científicos superiores em Berlim. Um mundo sem universidades. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003.