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9160594 | SIMULAÇÃO REALÍSTICA NAS DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – FORTALECENDO A CONFIANÇA PARA ATUAÇÃO SEGURA | Autores: Alice Cabral Uchoa Fernandes ; Heloisa Nunes Botelho |
Resumo: As metodologias ativas de ensino nos cursos de graduação em enfermagem estão
sendo implementadas conforme determinação das diretrizes curriculares
nacional. Objetiva-se apresentar as contribuições das simulações realísticas,
sob a perspectiva dos estudantes. Trata-se de um estudo observacional
descritivo, que objetivou descrever a contribuição de simulações realísticas
nas aulas práticas de Fundamentos de Enfermagem no desenvolvimento de
habilidades para 12 alunos do 6º semestre do curso de Enfermagem, no ano de
2018 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Coxim. A
estratégia adotada consistiu na elaboração da questão norteadora - “Como a
simulação realística das práticas de fundamentos de enfermagem contribuiu para
o desenvolvimento de suas habilidades?”. Foi definida a variável: contribuição
para o desenvolvimento de técnicas para as aulas práticas fora da instituição
de ensino. O método se mostrou incentivador, estimulando o treinamento para
aperfeiçoamento das técnicas e aquisição de mais confiança, o que é possível,
pois a maneira que a simulação é realizada exige uma capacidade de resposta
rápida e coerente estimulando a associação dos conhecimentos, permitindo ao
estudante pensar e agir de forma ativa, associando o aprendizado entre teoria
e prática, desenvolvendo mais confiança em suas ações e planejando com calma a
realização da resolução de um problema. Conclui-se que o maior ganho na
simulação realística é o ganho do sentimento de incentivo e o fortalecimento
da confiança na atuação de enfermagem, evidenciando que a simulação deve ser
amplamente implantada no currículo das disciplinas de graduação da enfermagem.
Referências: 1. Barreto DG et al. Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem. v. 28, n. 2, p.208-2012, 2014. |