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8966600 | Educação em saúde: Como enfermeiros da Estratégia Saúde de Família planejam, desenvolvem e avaliam esta atividade? | Autores: Karina Dias de Carvalho ; Ricardo Patulea de Vasconcellos |
Resumo: A realização das atividades de educação em saúde são ações fundamentais para o
desenvolvimento de autonomia e conhecimento critico, fazendo com que os
indivíduos possam realizar escolhas que melhore suas condições de saúde na
realidade em que vivem, estas ações são estratégias que devem estar presentes
no trabalho de todo enfermeiro que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF).
Portanto este trabalho teve como objetivo descrever o planejamento,
estratégias utilizadas e mecanismos de avaliação das atividades de educação em
saúde realizadas por enfermeiros na ESF. Utilizando como metodologia um estudo
do tipo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com dezenove
enfermeiros atuantes na ESF da região serrana do estado do Rio de Janeiro.
Utilizando-se um questionário estruturado capaz de avaliar como enfermeiros
planejam, desenvolvem e avaliam suas atividades de educação em saúde. Para
realização do estudo seguimos os princípios éticos da resolução 466/2012 que
rege pesquisa com seres humanos. Os resultados encontrados foram categorizados
atingindo as seguintes categorias empíricas: Planejamento das atividades de
educação em saúde pelos enfermeiros; Estratégias exploradas por enfermeiros
nas atividades de educação em saúde; Procedimentos de avaliação das atividades
de educação em saúde realizadas por enfermeiros; e Educação Permanente para
realização de atividades de ensino-aprendizagem. Sendo analisados e discutidos
posteriormente através de analise de discurso e revisão de literatura
apresentada. Os resultados mais expressivos no estudo foram relacionados ao
planejamento das ações de educação em saúde poucas vezes realizadas de acordo
com a demanda da necessidade da população e a descontinuação do processo
educativo na avaliação das atividades, além de observar ainda uma deficiência
de educação permanente sobre o tema abordado. O estudo ressalta a necessidade
de atividades para atualização e aperfeiçoamento sobre estratégias de ensino-
aprendizagem e sobre a realização de um processo contínuo para o exercício de
suas funções nas atividades educativas.
Referências: BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica, 2012.
ROECKER, S.; MARCON, S. S. Educação em saúde no contexto da saúde da família na perspectiva do usuário. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Maringá, v. 15, n. 4, p. 701-709, out/dez, 2011. |