Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8921463

E-Pôster


8921463

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Thais Jessica Sarmento Bonfim Ramos ; Thais Favero Alves ; Jeane Cristina de Campos Ramos ; Loreni Dias ; Rosangela Galdino dos Santos

Resumo:
**Introdução**: Durante a vida todos os seres humanos passam por várias fases de crescimento e amadurecimento. A adolescência é considerada como a fase de transição entre a infantil e a adulta, representando um dos períodos mais conturbados do desenvolvimento humano. Esta fase é considerada fundamental, pois estão presentes conflitos, questionamentos, curiosidades e percepções, relativos à identidade sexual, responsabilidade social, relacionamentos afetivos, bem como os tabus, mitos e questões de gênero relacionadas à sexualidade¹. **Objetivo**: Discutir a importância do enfermeiro como educador na adolescência. **Metodologia**: Relato de experiência da disciplina de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente sobre um _talk show_ realizado com discentes de enfermagem, em uma universidade comunitária. O _talk show_ teve a presença de um transexual e um homossexual que relataram dificuldades enfrentadas na adolescência. **Resultado:**_ Bullyng, _violência, depressão, falta de aceitação da família e falta de informação sobre gênero, principalmente por parte da escola foram os destaques do dia. Observou-se a importância de abordar temas como gênero e sexualidade no âmbito escolar, pois a falta de suporte e informação de algumas instituições pode contribuir para a propagação de ódio, desrespeito, intolerância, violência e _bullyng. _**Conclusão:** O Programa Saúde na Escola deve ser uma estratégia por parte do enfermeiro de instituir práticas capazes de alcançar esse público a fim de promover saúde e prevenir agravos. **Implicações para a enfermagem:** O papel do enfermeiro como educador nas escolas, bem como nas Unidades Básicas é capaz de impactar a vida dos adolescentes de forma a contribuir para a diminuição dos agravos de saúde relacionados a gênero e sexualidade.


Referências:
Soares MS, Amaral MA, Silva LB, Silva PAB. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do ensino médio. Esc Anna Nery. 2008;12(3):485-91.